Boa tarde!           Quarta 23/09/2020   16:40
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente Elege Delegados para a Etapa Estadual
3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente Elege Delegados para a Etapa Estadual

fotos dos delegados e comissão organizadora

10/06/2013 - Os quatro delegados titulares e suplentes que representarão Petrópolis na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente foram eleitos durante a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, aberta pelo prefeito Rubens Bomtempo no último sábado (8/06), na Universidade Católica de Petrópolis. Os eleitos levarão dos debates realizados em nível municipal para a etapa estadual, que precede a Federal.


Representando o governo, o delegado titular indicado pelo prefeito foi o secretário de Meio Ambiente Almir Schmidt. Os empresários são representados pelo titular Alexandre Carlos Rocha, da Firjan, sendo o primeiro suplente Kleber Nei Godinho Vertulli, da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (Acep), o segundo suplente Ari de Almeida Filho, também da Firjan, e a terceira suplente Rosemary Viana de Castro Pinheiro Borges, da Lagos de Itaipava Empreendimentos Imobiliários.


Os catadores são representados pela titular Marli de Souza Santos Gonçalves, da cooperativa D’Esperança, tendo como primeiro suplente Jorge José Gomes da Rocha. Representando o movimento social, a titular eleita foi Cláudia Martins Alves Carvalho, da Associação Recicla Tecido, sendo a primeira suplente Nelci Cruz Francisco David, do Fórum de Associações de Moradores de Petrópolis, a segunda suplente Maria de Lourdes T. de Souza, do projeto social Aprendendo a Brincar e o terceiro suplente Ademar de Oliveira Filho, do Instituto de Pesquisa de Cultura Negra.

Com o tema Programa Nacional de Resíduos Sólidos, a conferência municipal foi dividida em quatro eixos temáticos, voltados para a discussão acerca da produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental. Em cada um dos grupos de trabalho por eixo temático, foram aprovadas propostas para implantação de coleta seletiva, o incentivo para criação e instalação de uma cooperativa de catadores em Petrópolis, a criação de leis e incentivos fiscais para empresas que encaminhem seu lixo para a futura cooperativa e o estímulo para a realização de consumo sustentável.

Em sua fala, Bomtempo destacou a importância da participação popular nos rumos das políticas públicas da cidade. “É importante que o Conselho Municipal de Meio Ambiente seja realmente deliberativo, com mais participação popular. A sociedade deve influenciar o destino das políticas públicas da cidade e também levar para a prática do seu dia a dia todos os temas discutidos aqui. Então eu espero que essa conferência se torne um marco da participação popular, porque como cidadãos nós devemos nos apropriar do bem comum e, assim, vamos todos cuidar das nossas ruas, dos nossos rios, da nossa cidade como um todo”, disse o prefeito.

Programação dos filmes em cartaz