Boa noite!           Quinta 28/03/2024   22:02
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Papo de Fogão com Chef Marco Lima > Torta Capuccino - Chef Marco Lima
Torta Capuccino - Chef Marco Lima

Reconhecida por acumular uma grande bagagem de status que a enriquecem ainda mais, Petrópolis,  Cidade de Pedro, Cidade Imperial na região Serrana do Rio de Janeiro, atrai turistas com os mais diversos gostos e objetivos, sejam eles culturais, ecológicos, gastronômicos, compras e até tecnológico.

 
Os títulos de uma das primeiras cidades planejadas do Brasil e a única Cidade Imperial da América do Sul são só alguns dos ingredientes que transformam Petrópolis em um dos melhores destinos de turismo do país, segundo o Ministério do Turismo.
 
Tenho orgulho de ter nascido nessa cidade, e apesar de atualmente não morar em Petrópolis, levo essa cidade por onde passo; fazendo questão de dizer que sou PETROPOLITANO de coração. E para quem já me viu com o uniforme de chef,  estou sempre com um boton da coroa imperial na lapena.
 
Sempre digo que essa cidade encanta a “gregos e troianos”, pela beleza natural, pelo clima, pelas pessoas. Sinto falta do cheiro de “terra molhada” que exala entre os espaços dos paralelepípedos, do famoso “russo” do fim das tardes, e  nem precisa ser no inverno para isso; das famosas hortênsias que enfeitavam toda a cidade, da torrada Petrópolis e do jeito petropolitano de ser: hospitaleiro e gentil.
 
Acredito que Petrópolis acabou tendo um destino diferente do imaginado por Koeler; não se tornou uma povoação agrícola, mas sim uma cidade que não para de progredir, mostrando uma clara vocação para a beleza, a cultura, a arte e a introspecção que facilita o estudo, a pesquisa e a meditação.
 
Mas, vamos ao que interessa! Dizem que a cozinha é o coração da casa. O calor do fogão aquece as conversas, os pratos preparados reúnem os amigos, os amores e inspiram os espíritos! Para estimular ainda mais os bons encontros, começo hoje a postar aqui algumas receitas, dicas, sugestões e inspirações!
 
Essa rceita é mais que especial. Em comemoração aos 170 anos desta cidade que encanta a todos que por ela passam, que tal transformarmos os famosos capuccinos servidos nas cafeterias da Cidade Imperial em uma torta? Este é o meu presente para a minha cidade e para todos os petropolitanos. Parabéns a todos!
 
Torta Capuccino
 
Ingredientes:
 
- 600 g de chocolate meio amargo
- 200 ml de café coado forte e quente
- ½ xícara  (chá) de licor de café
- 1 envelope de gelatina incolor dissolvida conforme o fabricante
 
- 600 g de chocolate ao leite picado
- 200 ml de café coado forte e quente
- 200 g de leite em pó
- 1/2 litro de creme de leite fresco batido em ponto de chantily com 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (chá) de canela em pó
 
 
Modo de preparo:
1- Numa panela em banho-maria derreta o chocolate meio amargo. Junte o  café coado, o licor de café e a gelatina incolor já preparada.  Mexa bem até formar um creme homogêneo. Deixe amornar e leve esta mistura para uma fôrma redonda de fundo falso (22 cm de diâmetro) forrada com papel alumínio e nas laterais com acetato. Leve para geladeira por +/- 20 minutos ou até que fique firme.
2 - Numa outra panela em banho-maria derreta o chocolate ao leite. Junte os outros 200 ml de café, o leite em pó. Mexa até formar um creme homogêneo.

3- Distribua a segunda parte (na fôrma) e leve para gelar por mais 10 minutos. Retire novamente a fôrma da geladeira e complete com o chantily já preparado anteriormente. Leve a geladeira por 30 minutos.

4- Desenforme e sirva polvilhando um pouco mais de canela em pó sobre a torta.
Programação dos filmes em cartaz