Boa noite!           Sexta 29/03/2024   05:29
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Dicas > Férias: o que fazer em Petrópolis?
Férias: o que fazer em Petrópolis?
Turismo de Aventura, atrativos históricos e Day Use são algumas opções

08/01/2013 - 13:36 - O mês de janeiro chegou. E com ele, as férias da criançada e de muitos adultos também.  Nada melhor do que aproveitar esse período em uma cidade onde a temperatura é um pouco mais amena, cercada de natureza exuberante, história e cultura.

Em Petrópolis, são muitas opções. A descontração começa no sistema Day Use (sistema sob reserva antecipada, onde o cliente passa o dia no estabelecimento, sem hospedagem) em vários hotéis da cidade.  Que tal usufruir de uma bela piscina de água natural, praticar rapel, experimentar arco e flecha e caminhar por trilhas da Mata Atlântica? Isso é possível na Pousada Paraíso, em Pedro do Rio, que também oferece a alternativa de um café da manhã a 1000 metros de atitude, seguida por uma caminhada na Trilha do Cipó. No Solar Fazenda do Cedro, também em Pedro do Rio, os pais podem descansar, enquanto a garotada se diverte, já que há colônia de férias e recreação de quinta a domingo, com fazendinha, passeio de charrete, pescaria e muito mais. O Campo de Aventuras Açú Expedições, em Corrêas, também oferece colônia de férias, tirolesa, arvorismo, rafting e outros, com descontos de 10% a 50% neste mês, com exceção para o paintball. Quem estiver mais pertinho do Centro Histórico, mais precisamente no Retiro, pode aproveitar o dia no Atelier Molinaro, onde há espaço de lazer, com sauna, jacuzzi, canto de relaxamento, campo e salão de jogos.

Para aqueles que não quiserem passar apenas um dia, mas se hospedar com a família, esse é um ótimo momento para conhecer a cidade, pois a hospitalidade da região está com pacotes e promoções imperdíveis, como acontece com Albergo Del Leone, Canto do Bosque, Quinta da Paz Resort e Hotel do Prado. Uma hospedagem no Grande Hotel Petrópolis, no Centro Histórico, por exemplo, dá direito a um ingresso por pessoa para conhecer o Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia.

Os que gostariam de vir e trazer o animalzinho de estimação também podem experimentar estabelecimentos específicos que aceitam a estada do melhor amigo, como Mata Atlântica dos Sauer, no Bingen, Morada das Flores, no Cascatinha, Casa da Montanha, em Araras, Tankamana e Vista do Vale, em Itaipava, ou Borgo San Felice e Fazenda do Cedro, em Pedro do Rio.

A renomada gastronomia da cidade, fonte de consagrados festivais, também está com cardápio especial, que pode ser harmonizado com a bebida preferida do brasileiro: a cerveja. E por falar em Cerveja, as importantes Cervejarias locais (Bohemia, Itaipava e Cidade Imperial) continuam oferecendo visitação guiada, sob agendamento.

Em Petrópolis, os atrativos históricos também estão de portas abertas. O Museu Imperial, residência de verão de D. Pedro II, oferece entrada gratuita para moradores e petropolitanos todas as quartas e último domingo do mês, assim como pacotes especiais para grupos de visitantes. O Palácio de Cristal, estrutura encomendada por Conde D`Eu e inaugurada em 1884, agora está com entrada franca. O Museu de Cera, conta com mais uma escultura: Pelé, o Rei do Futebol. Além destes, outros espaços com novidades merecem ser conferidos como Centro Cultural 14 Bis/Casa Santos Dumont, Casa de Stefan Zweig, Casa da Ipiranga, Palácio Rio Negro e Castelo de Itaipava, sendo que os três últimos são cenários frequentes de produções da Globo.
Com tantas possibilidades de diversão, um dia livre na Cidade Imperial ainda é pouco.

Luciane Fortunatto
Programação dos filmes em cartaz