Boa tarde!           Domingo 18/08/2019   14:22
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Caderno Cultura Netpetropolis > Conselho Municipal de Cultura Garante Projetos Cortados pelo Governo
Conselho Municipal de Cultura Garante Projetos Cortados pelo Governo

27/11/2012 -    O Conselho Municipal de Cultura vai garantir a continuidade dos projetos culturais cortados semana passada pelo governo municipal, que alegou falta de recursos. Em assembléia realizada na última segunda-feira, os conselheiros aprovaram a destinação do montante de 42 mil reais do Fundo Municipal de Cultura para custear 17 projetos culturais até o final do ano.

            Embora o conselho não tivesse sido informado oficialmente pela prefeitura de que haveria o corte dos projetos culturais, assim que chegou ao conhecimento da presidência do CMC, foi convocada uma assembléia extraordinária, com o intuito de estudar uma solução, dada a importância do assunto.
Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Randolfo, a entidade “não poderia ficar de braços cruzados frente a este corte feito pelo governo municipal. Os projetos culturais que atendem a milhares de pessoas, não podem simplesmente ser cortados por complicações financeiras na administração municipal. De acordo com o papel do CMC, órgão deliberativo da Cultura que visa garantir a continuidade e ampliação da política cultural municipal, esta é uma das ações que está dentro de nossas atribuições. O Conselho entende assim, estar beneficiando os artistas e o povo petropolitano—declara ele.

         Entre os projetos que sofreram descontinuidade e que o CMC vai custear até o final do ano, através de verba do Fundo Municipal de Cultura, estão: Coral Municipal de Petrópolis, Coral Pró-Tempore, projetos com crianças especiais, projetos para a terceira idade, como baile da feliz idade, apresentação da centenária Banda Primeiro de Setembro no coreto da praça da Liberdade, Serenata Imperial, apresentações de grupos de dança folclórica alemã, entre outros.

            Vale lembrar que o Conselho Municipal de Cultura, anteriormente atrelado ao Gabinete do Prefeito, hoje é administrado pela sociedade civil como órgão deliberativo da Cultura do município. Ele faz parte do Sistema Municipal de Cultura e vem realizando um trabalho de democratização dos recursos públicos do Fundo Municipal de Cultura, destinando valores financeiros para projetos conforme o entendimento e necessidades dos segmentos culturais representados. 
 

Programação dos filmes em cartaz