Bom dia!           Quarta 03/03/2021   08:29
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Memória Cultural > Museu Imperial tem entrada franca e eventos no aniversário de D. Pedro II
Museu Imperial tem entrada franca e eventos no aniversário de D. Pedro II
26/11/2012 - 15:48 - No próximo dia 02 de dezembro, comemoram-se os 187 anos do nascimento do imperador d. Pedro II. Para celebrar, na data, o Museu Imperial/Ibram oferecerá entrada gratuita aos visitantes, além de um concerto com o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), às 16h, e uma apresentação do Coro Dó Ré Mi, às 18h.
 
Ambos os eventos são gratuitos e acontecerão no Cine Teatro Museu Imperial. Os interessados em participar devem retirar convites na bilheteria do Museu a partir desta terça-feira, 27 de novembro. A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 17h30.
 
O concerto do conjunto Anima e Cuore da UCP será o sétimo da temporada 2012 no Museu Imperial.  Fundado em novembro de 1986, o grupo é formado por alunos e ex-alunos bolsistas da universidade e possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco. Desde sua fundação, é dirigido pelo maestro Antônio Gastão.
 
Já o Coro Dó Ré Mi é o Coro Modelo do Projeto Canta Petrópolis, que nasceu no Segmento de Canto Coral de Petrópolis. Sob a coordenação geral do maestro Leonardo Randolfo, o programa objetiva criar corais nas escolas municipais, juntando-se aos já existentes, através de regentes aprendizes. No evento, o coro irá realizar o lançamento de seu vídeo de Natal, filmado no Museu Imperial.
 

Continuação das comemorações

 
As comemorações pelo aniversário do imperador continuarão no dia 05 de dezembro, quarta-feira. Na data, às 14h, o Museu Imperial receberá a Sessão da CEPHAS (Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas), do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). O aniversário de d. Pedro II é a única ocasião do ano em que o IHGB realiza a Sessão da CEPHAS fora de suas dependências, sendo sempre no Museu Imperial.
 
O IHGB nasceu em 1838, a partir da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência. Seu patrono foi exatamente d. Pedro II, a quem foi dado o título de Protetor. O imperador incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu uma sala no Paço Imperial para sede do Instituto em seus passos iniciais e presidiu mais de 500 sessões.
 
Após a sessão do IHGB, às 15h, acontecerá a doação de peças do Museu de Armas Ferreira da Cunha para serem integradas ao acervo do Museu Imperial.
 

SERVIÇOS
 
Comemorações pelo aniversário de d. Pedro II
Concerto do conjunto Anima e Cuore
Data: 02 de dezembro de 2012 – 16h
Entrada franca, mediante retirada de convites na bilheteria do Museu
Apresentação do Coro Dó Ré Mi
Data: 02 de dezembro de 2012 – 18h
Entrada franca, mediante retirada de convites na bilheteria do Museu
Sessão da CEPHAS/IHGB, seguida de cerimônia de doações
Data: 05 de dezembro de 2012 – 14h
Entrada franca
Local dos eventos: Cine Teatro Museu Imperial
 
Programação dos filmes em cartaz