Boa tarde!           Sábado 19/10/2019   12:28
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > 1ª Mostra do grupo Arte Cerâmica em Petrópolis
1ª Mostra do grupo Arte Cerâmica em Petrópolis

25/10/2012 - 14:57 - A exposição do primeiro evento público do grupo Arte Cerâmica em Petrópolis, criado por mim e mais 11 integrantes irá acontecer a partir dia 02 de Novembro até Dezembro no no Espaço Cerâmica Contemporânea Brasileira, em Itaipava.

1. O GRUPO

O recém-criado grupo “Arte Cerâmica em Petrópolis” busca integrar os ceramistas da região em torno de propostas de desenvolvimento e valorização da cerâmica artística produzida no município.

A ideia norteadora do grupo é retomar e fortalecer a tradição ceramista de Petrópolis e fazer da cidade polo reconhecido de produção de cerâmica artística, que se constitua em forte atrativo turístico e fator de geração de trabalho, emprego e renda. Nesse sentido, as propostas do grupo “Arte Cerâmica” incluem ações de largo alcance social e educacional, como oferecer, em parcerias, oficinas abertas de cerâmica às comunidades de Petrópolis, e desenvolver trabalho de educação em arte cerâmica nas escolas e em outros espaços públicos onde houver interesse.

2. OS INTEGRANTES

O núcleo inicial do grupo é constituído de 12 ceramistas de reconhecida competência que exploram a ampla gama de possibilidades artísticas que a argila proporciona, empregando diversas técnicas de modelagem e de queima, inclusive queimas alternativas, como o raku, ou tradicionalíssimas, como a do forno noborigama.

O site www.arteceramicaempetropolis.com.br, além de expor os objetivos e propostas coletivas do grupo, conta com página própria de cada ceramista, que apresenta suas obras, sua concepção criativa em cerâmica e as peculiaridades das técnicas utilizadas. Por exemplo, Sylvio Flores, que tem seu ateliê numa belíssima região de mata atlântica, no início da subida para Petrópolis, é o único ceramista do estado do Rio de Janeiro que queima suas peças em forno noborigama - tradicional queima à lenha japonesa -, construído por ele mesmo; Eliane Sciamarella mostra seus trabalhos, inspirados em traços étnicos, pesquisando o uso de pigmentos naturais de terras das serras fluminenses, colhidas pela própria artista; Ivo Ferreira faz experimentos com queimas primitivas, obtendo efeitos provocados pelo carbono em suas peças e instrumentos de percussão; Lydia Sebastiany, além de praticar várias modalidades de queima, incentiva o intercâmbio artístico, recebendo outros ceramistas e artistas plásticos em seu ateliê; Álvaro Goulart apresenta linguagem escultórica em busca da teatralidade das expressões faciais humanas, através da modelagem manual de cabeças, queimadas em alta temperatura e raku.

Visite o site www.arteceramicaempetropolis.com.br e conheça mais todos os ceramistas do grupo:  Álvaro Goulart  Arthur Bosísio  Eliane Sciamarella  Ivo Ferreira  Jane Maia Weinberg  Jean Ruffier  Lydia Sebastiany  Maria Luiza Lacerda  Patrícia de Souza  Regina Duarte  SoniaRO  Sylvio Flores

3. A MOSTRA INAUGURAL

Para lançar publicamente o novo movimento de valorização da cerâmica em Petrópolis e apresentar o grupo “Arte Cerâmica”, será realizada mostra coletiva de seus integrantes no espaço Cerâmica Contemporânea Brasileira, em Itaipava. Nesta primeira mostra do grupo deverão estar expostas cerca de 60 obras que incluem peças artísticas, decorativas e escultóricas, nas quais a argila, transformada em pedra pelo fogo, revela o ato criador e pessoal do ceramista. O espaço ”Cerâmica Contemporânea Brasileira” fica na Estrada União e Indústria, 11.770, Itaipava (na altura do supermercado Extra, no lado oposto), telefone (24) 2222-3676. A mostra acontece de 2 de novembro a 11 de dezembro, com horário de visitação de 10h às 19h, de terça a sábado e de 10h às 15h aos domingos.


Contatos:

Lydia Sebastiany (24) 2231-6441 / 8834-6441
Ivo Ferreira (24) 2222-1934 / (21) 8253-0101

Programação dos filmes em cartaz