Boa noite!           Sexta 19/04/2024   21:12
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Campanha pelo Dia Mundial do Coração identifica fatores de risco
Campanha pelo Dia Mundial do Coração identifica fatores de risco
Das 400 pessoas que passaram pelos exames, 20 apresentaram alterações que não refletiam em sintomas.

01/10/2012 - 14:27 - A campanha preventiva promovida pelo Hospital Beneficência Portuguesa durante toda a semana pelo Dia Mundial do Coração, comemorado no domingo, realizou exames de sangue, glicose e aferição de pressão gratuitamente em mais de 400 pessoas. Durante os atendimentos, 20 pacientes foram encaminhados para a urgência do Instituto do Coração de Petrópolis, o Incope, por apresentar alterações nos níveis de glicose e pressão arterial. A partir de hoje (terça-feira), os resultados dos exames de sangue começam a ser entregues. Já na semana passada, 13 pessoam tiveram consultas médicas agendadas devido as alterações no teste de glicemia e pressão arterial. Esta semana novos agendamentos serão feitos, seguindo a proposta do hospital de dar assistência gratuita àqueles que estiverem em situação de risco.

O objetivo é oferecer acompanhamento médico e nutricional gratuito para aqueles cujas análises apontarem níveis preocupantes. A ação foi possibilitada através de parceria formada entre o plano de saúde SMH, Laboratório de Correas, Incope, Nutrilar e Hospital Beneficência Portuguesa. A aposentada Maria Sueli da Silva, 60 anos, considera iniciativas como a realizada pelo SMH importantes para chamar a atenção da população quanto a prevenção de doenças cardiovasculares, que matam 300 mil pessoas por ano no Brasil. “É uma oportunidade de cuidar da própria saúde e da dos familiares. Eu levei minha irmã, que é hipertensa, e aproveitei para fazer o check up também, afinal, um atendimento rápido e de qualidade como o que aconteceu no Incope não se tem todo dia”, afirma Maria Sueli.

O diretor administrativo do SMH, Denisvaldo Vieira Silveira, considerou extremamente positiva a campanha “Tudo é possível para um coração saudável”. Segundo ele, a grande participação dos petropolitanos mostra que as pessoas se preocupam com a saúde e que precisam apenas de incentivos para passar a adquirir hábitos mais saudáveis. “Informação e um atendimento humanizado fazem com que o paciente leve a prevenção ou o tratamento mais à sério, por isso, este tipo de ação é fundamental”, diz Denisvaldo, acrescentando que os casos identificados durante a semana da campanha como de risco mostram como um check up simples pode evitar problemas no futuro.

Segundo a enfermeira Andrea Farah Quintella, chefe do ambulatório do hospital, todos os dados coletados nos exames serão analisados para que seja identificada a necessidade de uma pesquisa mais profunda. “Estas pessoas vão receber todo o atendimento sem custos, incluindo consulta com cardiologistas e nutricionistas, além do eletrocardiograma, quando os especialista julgarem necessário. Será um acompanhamento completo oferecido pelo SMH”, afirma Andrea, acrescentando que a média de idade das pessoas que compareceram foi de 60 anos.

O aposentado Lester Carneiro, 78 anos, conta que há muito tempo precisava fazer uma bateria de exames e aproveitou a ação para colocar a saúde em dia. “Quem não tem plano de saúde agradece quando tem uma oportunidade dessa. Sou hipertenso e a idade avançada deixa a gente mais vulnerável. O atendimento foi feito com muito carinho e atenção, estou muito satisfeito”, ressalta Lester.

Somente nos últimos dois meses o Incope realizou mais de 40 procedimentos de alta complexidade, entre cateterismos, angioplastias e arteriografias. O número de intervenções, necessárias quando a doença já está instalada e em estágio avançado, mostram que é preciso mudar hábitos e investir em prevenção.

Programação dos filmes em cartaz