Boa noite!           Quinta 21/10/2021   00:11
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Quarteto de filha de Dias Gomes faz homenagem ao escritor na Casa de Cláudio de Souza
Quarteto de filha de Dias Gomes faz homenagem ao escritor na Casa de Cláudio de Souza
28/09/2012 - 22:00 - Em 29 de setembro, a Casa de Cláudio de Souza, pertencente ao Museu Imperial/Ibram, oferecerá uma homenagem aos 90 anos do nascimento de Dias Gomes. O concerto contará com o Quarteto Legatto, do qual participa a violoncelista e poeta Denise Emmer, filha do escritor e dramaturgo. O evento terá início às 18h, com entrada franca.

“Eu não poderia prestar homenagem mais apropriada ao meu pai, o dramaturgo Dias Gomes, pelos seus 90 anos, do que a que se realizará na Casa de Cláudio de Sousa”, afirma Denise Emmer. “Tocar violoncelo com meu quarteto de cordas, o Quarteto Legatto, significa alcançar a alegria sublime que nós, os músicos, experimentamos ao percorrer as melodias e harmonias da grande música. Se assim afirmo é porque posso transcender a algum lugar misterioso onde creio estar a me esperar o abraço saudoso de meu pai. E então, nesse estado musical em que me permito, encontro sua voz, seu olhar e suas frases que me soam agora como partituras divinas”.

Criado em 2010, o Quarteto Legatto busca fazer um passeio entre o erudito e o popular, abrangendo um público eclético e de bom gosto. Em seu repertório, estão desde grandes compositores clássicos até canções dos Beatles e da MPB. No concerto do dia 29 de setembro, serão apresentadas obras de Mozart, Bach, Haydn, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.

O evento, que conta com o apoio da Clínica PROSAÚDE, faz parte da programação do Museu Imperial para a 6ª Primavera de Museus, que acontece em todo o país de 24 a 30 de setembro. Para mais informações e programação completa, acesse www.museuimperial.gov.br.

 
O Quarteto Legatto

Em meados de 2010 os quatro músicos resolveram se unir para formar um quarteto de cordas. Iniciaram os ensaios na busca de aprimorar o entrosamento, e a escolha de repertório, que tem como objetivo privilegiar do erudito ao popular. A pré-estreia sucedeu-se entre as estantes de livros da Livraria Argumento, no lançamento do 15º livro de poesia de Denise Emmer, violoncelista do próprio quarteto. Desde então, o grupo vem realizando apresentações em diversas instituições, como o PEN Clube do Brasil e a Fundação Biblioteca Nacional, dentro do projeto Música no Museu.

 
O Quarteto Legatto é formado por:

- Alexei Henriques – 1º Violino: bacharel em violino pela Escola de Música da UFRJ na classe do professor Michel Bessler. Integrou diversas orquestras, como OSB Jovem, e tocou em várias peças de teatro, entre elas “Coisas do Gênero” de Augusto Boal. Com esta peça tocou em diversos países, como Israel, Áustria, Croácia e Guatemala.

- Ivan Scheinvar – 2º Violino: cursa o bacharelado em violino da UNIRIO na classe do professor Paulo Bosísio. Apresentou-se diversas vezes em formações camerísticas pelo Projeto Música no Museu. É violinista da Orquestra UNIRIO, da Camerata Sinfônica do Rio de Janeiro e da Camerata Jovem Música no Museu.

- Luciano de Castro – Viola: estudou viola com o professor Marco Lavigne na UNIRIO e atualmente cursa o bacharelado em viola na classe do professor Gabriel Marin no Conservatório Brasileiro de Música. Tocou viola na Orquestra da UNIRIO e na Rio Camerata. É compositor e arranjador. Trabalhou como produtor musical em várias emissoras de TV.

- Denise Emmer – Violoncelo: Bacharel em violoncelo pelo Conservatório Brasileiro de Música na classe do professor Paulo Santoro. Tocou violoncelo na Orquestra Villa Lobos, Orquestra do CBM e é líder de naipe da Orquestra Rio Camerata. É compositora com vários CDs gravados e também é poeta e ficcionista.

 

SERVIÇOS

Homenagem aos 90 anos de Dias Gomes, com o Quarteto Legatto
Data: 29 de setembro de 2012 – 18h
Local: Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Entrada franca


Programação dos filmes em cartaz