Boa noite!           Sábado 29/02/2020   03:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Coleta de eletroeletrônicos e plantio no Parque Natural marcam o Dia da Árvore
Coleta de eletroeletrônicos e plantio no Parque Natural marcam o Dia da Árvore
21/09/2012 - 18:27 - A Prefeitura de Petrópolis encerrou com saldo positivo a programação dedicada ao Dia da Árvore, comemorado nesta sexta-feira (21). O projeto Árvore Eletrônica, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Eletrônico e Agricultura (STA), chegou à marca dos mil quilos de equipamentos eletroeletrônicos recolhidos. Já a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMADS) promoveu o plantio de oito novos exemplares de ipês e ingás, feito por um grupo de 35 alunas da Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, em uma verdadeira aula de educação ambiental.

As estudantes do 1º ano da alfabetização têm entre seis e sete anos de idade e realizaram o plantio das árvores com o auxílio de biólogos e engenheiros florestais da SMADS. Esta foi a primeira visita da escola ao Parque Natural, com o objetivo de proporcionar às alunas uma experiência de maior interação com a natureza.

“A proposta partiu da Secretaria após realizarmos um trabalho sobre queimadas com as alunas. Queríamos manter essa parceria e, ao mesmo tempo, ensinar sobre preservação e cuidados que precisamos ter com o meio ambiente. Estes são conceitos que já são trabalhados em sala de aula, de modo interdisciplinar”, explicou a professora Aline Cruz.

Para as estudantes, a experiência foi à oportunidade de ver de perto um espaço que privilegia o contato tanto com a flora quanto com a fauna. É o caso de Laura Fernandes, de 7 anos, que fez sua primeira visita ao Parque. “Achei muito bonito, até vi uma borboleta”, contou.

A equipe do núcleo de educação ambiental da SMADS reforçou essas noções durante uma breve palestra, quando foi ressaltada a importância das árvores tanto para o homem, quanto para o equilíbrio da natureza. O plantio também foi explicado, para que fosse feito da forma mais correta, que possibilite o crescimento e fortalecimento da árvore.

1 tonelada de eletroeletrônicos coletados

O Dia da Árvore não foi comemorado apenas nesta sexta-feira. Durante toda a semana, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Eletrônico e Agricultura (STA) recolheu cerca de mil quilos de equipamentos eletroeletrônicos nas tendas montadas na Praça D. Pedro. O objetivo do projeto Árvore Eletrônica é fazer a destinação correta deste tipo de material, além de separar, para reuso, os que se encontram em bom estado.

São centenas de TVs, computadores, impressoras, celulares e pilhas que deixarão de ser enviados a aterros sem tratamento adequado.

“Esse é um ato simbólico. As pessoas podem continuar entregando os produtos eletroeletrônicos nos Centros de Inclusão Digital espalhados pelo município”, lembrou o secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Eletrônico e Agricultura, Leonardo Faver.

O projeto também ofereceu mudas aroeira-da-praia, araçá-boi, araçá-da-praia, ingá-branco, pitanga e quaresmeira de jardim em troca dos equipamentos entregues. A medida visa compensar a natureza com o plantio de novas árvores. A Secretaria de Meio Ambiente também ofereceu 100 mudas nativas do bioma da Mata Atlântica de 14 espécies diferentes, entre elas sapucaia, jabuticaba, jequitibá-branco, goiaba-vermelha e aroeira mansa.

Programação dos filmes em cartaz