Boa noite!           Quarta 03/03/2021   21:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Memória Cultural > II Exposição Bíblica na Casa da Educação Barão de Mauá
II Exposição Bíblica na Casa da Educação Barão de Mauá
12/09/2012 - 16:17 - A histórica Casa da Educação Barão de Mauá vai sediar ate o final do mês, a II Exposição Bíblica de Petrópolis. A mostra, que divulga a produção dos estudantes sobre as passagens bíblicas, começou nesta quarta-feira, 12, e conta com maquetes e cartazes confeccionadas por alunos de 18 escolas do ensino fundamental e 15 Centros de Educação Infantil.

A abertura do evento foi realizada pelo Monsenhor Paulo Daher - Administrador da Diocese de Petrópolis – e por alunos da Escola Paroquial Pio X, que fizeram duas apresentações. A primeira foi a encenação musical da visita que Jesus fez à Maria. Depois, as crianças mostraram uma coreografia em homenagem à Bíblia.

Também marcaram presença a secretária de Educação, Claudia Quintanilha, a subsecretária do Ensino Fudamental, Vivian Portilho e a subsecretária da Educação Infantil, Valéria Albuquerque.

“É um prazer abrir esse casarão histórico para os projetos educacionais. Aqui, acolheremos pais, alunos e professores em atividades socioeducativas que motivam as crianças e encantam os adultos. Espero que os alunos aproveitem todos os bons ensinamentos que Deus nos mostra na vida, porque, com certeza, eles fazem a diferença”, afirmou Claudia Quintanilha.

Na ocasião, o Monsenhor Paulo Daher abençoou a exposição. “Esses trabalhos mostram a importância da presença de Deus na vida das pessoas. As crianças precisam se acostumar com a religião, porque, sem fé, a vida não anda. O ensino religioso ajuda na disciplina escolar e na educação como um todo, ajudando a mudar o entendimento entre professores e escolas, autoridades e igrejas. Somos pessoas que têm amor a Deus e, isso, também podemos mostrar através das ações nas escolas”, afirmou.

Para a professora Cristiane Noel, coordenadora do Ensino Religioso da Secretaria de Educação, a exposição comprova o entendimento dos alunos sobre a religião. “Trabalhamos com passagens da bíblia e, a partir da visão de cada um, eles construíram suas maquetes e cartazes. Esse trabalho fortalece a prática pedagógica da religião e faz bem para a vida de cada um deles”.

A mostra apresenta maquetes que retratam capítulos importantes do Novo e Velho Testamento como a história da Arca de Noé, Visita de Maria, A Criação, o nascimento de Jesus, parábola do Semeador e Batismo, além de temas importantes que também norteiam as aulas no ensino religioso como a sustentabilidade e a preservação da natureza. A II Exposição Bíblica de Petrópolis ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 14h, na Casa da Educação Barão de Mauá.

VII Encontro Regional Leste 1 da CNBB e VII Congresso Diocesano da Pastoral da Educação

Na exposição também está sendo divulgado o VII Encontro Regional Leste 1 da CNBB e VII Congresso Diocesano da Pastoral da Educação que está marcado para o dia 22 de setembro, das 8h às 13h, no salão nobre da UCP. O tema deste ano é “Educador aos pés do Mestre”. O evento vai contar com palestras ministradas pelo Padre Pedro Paulo de Carvalho e da professora Cristiane Noel. O salão fica na Rua Benjamin Constant, 213, Centro.

 
Programação dos filmes em cartaz