Boa tarde!           Domingo 18/08/2019   14:21
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Caderno Cultura Netpetropolis > Meninos Cantores de Petrópolis (RJ) comemoram sete décadas com lançamento de cd’s
Meninos Cantores de Petrópolis (RJ) comemoram sete décadas com lançamento de cd’s
14/08/2012 - A música brasileira tem motivos de sobra para comemorar em agosto. Nessa quarta-feira (15), o coral de meninos mais antigo e conhecido do país completa 70 anos. Para marcar a data, os Meninos Cantores de Petrópolis estão entrando em estúdio para a gravação de dois cds, um inédito que reúne músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas; e outro com canções natalinas alemãs, que terá lançamento no Brasil e na Alemanha.

“O coro é guardião da música sacra. Tem grande importância tanto para o cenário nacional como para o internacional, já que preserva e faz com que a música de qualidade tenha mercado”, afirmou o maestro do Canarinhos de Petrópolis, Marco Aurélio Lischt, que iniciou sua carreira musical como canarinho.

Para o maestro, poder gravar dois álbuns em um mesmo ano é motivo de muito orgulho: “Sabendo que o mercado de música erudita é restrito, estamos dando uma boa contribuição. Vemos muitos autores brasileiros escrevendo para coros e orquestras estrangeiras peças encomendadas. Poder gravar com um grupo brasileiro obras brasileiras é uma alegria. Estamos satisfeitos e realizados em poder contribuir para este mercado”, declarou.

Foi o resultado de um trabalho desenvolvido em 2009, quando o Canarinhos de Petrópolis lançou o álbum “Christus est Natus”, com canções de Natal, de compositores alemães, que deu origem ao segundo álbum que será lançado este ano. Ambos patrocinados pela Missionszentrale der Franziskaner. “O primeiro álbum teve 300 mil cópias esgotadas na Alemanha. O sucesso foi tão grande que nosso patrocinador encomendou um novo cd”, contou a coordenadora Rose Mello, adiantando que o álbum será lançado até o fim do ano.

Segundo Lischt, não existe no mercado brasileiro nenhum trabalho parecido ao que será lançado pelo coro, reunindo músicas sacras brasileiras contemporâneas. O repertório do cd foi baseado na turnê pela Europa, realizada pelo coro em 2011. Serão 14 canções dos compositores Ronaldo Miranda, Alexandre Schubert, Sergio di Sabbato, Ricardo Tacuchian, Calimerio Soares, Ernani Aguiar, Marco Aurélio Lischt, André Vidal, Florêncio de Almeida Lima, Liduino Pitombeira e João Guilherme Ripper.

“A receptividade do programa da turnê 2011 foi muito grande. O público assistia a apresentação e queria o cd. Por isso, vamos lançá-lo”, explicou o maestro, sem descartar a possibilidade de realizar uma próxima turnê. A delegação da turnê 2011 foi formada por 42 cantores e oito acompanhantes. As apresentações foram feitas em importantes centros culturais europeus, como Herne, Bonn, Limburg, Dresden, na Alemanha, e ainda em Tachov e Marienbad, na República Tcheca, Viena e Salzburg, na Áustria.

História de sucesso

Conhecidos internacionalmente graças às vozes de timbre irretocável e pelo alto nível de preparação técnica, os Meninos Cantores de Petrópolis levaram um pouco da cultura nacional e o nome da Cidade Imperial para diversos cantos do mundo. 

Com um histórico invejável, os 2,8 mil meninos cantores, que passaram pelo coro nestes 70 anos, realizaram mais de seis mil apresentações no Brasil e no exterior, gravaram 16 cd’s, participaram da gravação de um DVD e de três filmes.

Entre as principais apresentações, estão o show realizado no Palácio Quitandinha, em dezembro de 2009, com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis, que levou o público ao delírio. Em 2005, o coral participou do Projeto Aquarius, na Praia de Copacabana, junto com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A apresentação entrou para o Guiness Book por ter sido a maior montagem de microfonação da história. As três apresentações feitas para o Papa João Paulo II também marcaram a história do coro: na década de 80, no Maracanã, em 1997, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro e, em 2000, na Praça São Pedro, em Roma. Recentemente, os Meninos Cantores participaram do projeto +Criança na Rio +20.

A primeira viagem internacional dos Meninos Cantores aconteceu em 1974, quando percorreram durante dois meses e meio a Itália e a Alemanha. Em 1979 e 1982, o coral esteve na Venezuela. O retorno à Alemanha aconteceu em 1991, com apenas seis cantores. Em 1993, a viagem aos Estados Unidos durou duas semanas e a penúltima turnê aconteceu em 2000 pela Europa.

Programação dos filmes em cartaz