Boa noite!           Sexta 18/10/2019   22:42
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Alerj Informa > Cultura será o Foco de Debate do Fórum sobre a Economia Criativa
Cultura será o Foco de Debate do Fórum sobre a Economia Criativa
09/08/2012 - 18:43 - A dimensão econômica da Cultura e seu potencial gerador de empregos bem remunerados serão o foco do debate sobre Economia Criativa que ocorrerá no próximo dia 20 de agosto, às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Na ocasião, representantes de diversos setores debaterão o papel do Legislativo na construção de um Marco Legal e de políticas públicas que permitam a capacitação de profissionais para atender o setor. Esses foram os principais pontos definidos, nesta quinta-feira (09/08), durante reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado na sede do Sebrae, Centro do Rio.

Os setores incluídos na classificação da Federação das Indústrias do Rio (Firjan) para Economia Criativa são: expressões culturais, artes cênicas, artes visuais, música, filme e vídeo, TV e rádio, mercado editorial, software e computação, arquitetura, design, moda e publicidade. Convidados pelo presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo (PMDB), os secretários de Estado de Cultura, Adriana Rattes, e de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, e representantes da Firjan, do Sebrae e das universidades falarão sobre o tamanho da Economia Criativa, que tem como principal insumo a criatividade.

“A criação, em 2011, de um grupo de trabalho para focar nesse setor foi o primeiro passo para reunirmos dados e firmarmos um posicionamento a respeito da vocação do nosso estado para a Economia Criativa”, disse a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha. Também foi definido, na reunião, que o tema que será debatido no próximo encontro da Câmara Setorial voltada para esse assunto, em 25 de setembro, será o papel da tecnologia na melhoria dos índices da Educação. Paulo Protasio Junior, representante da Associação Comercial do Rio (ACRJ), enfatizou: “Precisamos trabalhar não só a formação do aluno, mas também do professor”, completou.

Programação dos filmes em cartaz