Boa tarde!           Sábado 19/10/2019   12:02
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Alerj Informa > Parlamentares Juvenis com Foco em Educação, Saúde e Cultura
Parlamentares Juvenis com Foco em Educação, Saúde e Cultura
07/08/2012 - 18:54 - Participantes da 6ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (PJ-Alerj) iniciaram a apresentação dos projetos de lei, elaborados individualmente, durante o Expediente Inicial da tarde desta terça-feira (07/08), no auditório da Casa, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes. Todos os 70 parlamentares tiveram a oportunidade de defender suas propostas, que, na maior parte, estipulam melhorias na Educação, na Saúde e na Cultura. Junior Nery, 18 anos, que representa o município de Nilópolis, Baixada Fluminense, defendeu a ampliação dos cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio dentro das unidades educacionais da rede estadual.

“Em geral, os jovens sofrem com a falta de capacitação para ocuparem determinadas vagas oferecidas pelo mercado de trabalho e acabam optando por trabalhos temporários, sem estabilidade. Com um curso técnico complementar à grade curricular dos adolescentes, ao sair da escola, eles já estarão aptos a exercer uma profissão”, justificou Nery. Pensando na área da Saúde, Ronaldo da Silva, 17 anos, defendeu a criação de um polo especializado para o tratamento de idosos. “Em Campos, acompanhei a história de um familiar que sofreu descaso ao ser atendido em um hospital público. Precisamos resgatar os valores de proteção dos que um dia já foram jovens como nós”, explicou.

Nesta quarta-feira (08/08), os projetos serão debatidos em comissões temáticas. De todos os inscritos, apenas três serão aprovados e encaminhados para a apreciação do governador Sérgio Cabral.


Programação

Dia 08/08 (quarta-feira)
10h – Sala das Comissões e Biblioteca do Palácio Tiradentes – Trabalho nas Comissões
14h – Almoço
15h – Auditório Senador Nelson Carneiro – Tribuna Livre
Dia 9/08 (quinta-feira)
10h – Atividade Cultural – VISITA GUIADA ao Palácio Tiradentes (metade do grupo)
15h – Atividade Cultural – VISITA GUIADA ao Palácio Tiradentes (metade do grupo)
Dia 10/08 (sexta-feira)
10h – Plenário Barbosa Lima Sobrinho – Plenária Final com a Votação dos projetos

Programação dos filmes em cartaz