Boa noite!           Sábado 21/09/2019   01:33
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Secretaria de Habitação realiza I Seminário de Gestão de Risco em Petrópolis
Secretaria de Habitação realiza I Seminário de Gestão de Risco em Petrópolis
22/06/2012 - 18:12 - Entre os dias 26 e 27 de junho será realizado o I Seminário Técnico de Gestão de Risco, organizado pela Secretaria de Habitação e Coordenadoria da Defesa Civil. O início do evento, que ocorre nesta terça-feira (26), na sala multimídia do Museu Imperial, às 14h, com a participação do prefeito Paulo Mustrangi.
 
O encontro estará aberto à participação da imprensa e contará ainda com a presença de convidados e representantes do Ministério das Cidades (MCidades), na figura do Diretor de Assuntos Fundiários Urbanos, Celso Carvalho; Ministério da Integração Nacional (MI) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Ministério Público; Sociedade Civil; Defesa Civil e Comitê Piabanha.
 
“Discutir a situação do risco no Município e os planos e medidas em andamento são os principais objetivos do evento. Desta forma, é possível enfrentar o grave problema da cidade através da troca de experiências com a integração dos órgãos atuantes e da comunidade Petropolitana, no planejamento e na Gestão de Riscos de desastres naturais em Petrópolis”, explica o secretário de Habitação, Kelson Senra.
 
As atividades de terça-feira seguem com um painel que apresenta e debate a ‘Lei da Política Nacional de Defesa Civil, N° 12.608, de 10 de abril de 2012 e como o Município, o Estado e a União analisam as suas responsabilidades’. Mais tarde, às 16h, uma mesa redonda formada pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ); Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), representado pelo geólogo Marcelo Fischer Gramani e Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) discutem o ‘Conhecimento acumulado de risco em Petrópolis: o que já existe?’.
 
Na quarta-feira (27), o evento inicia-se às 9h. Como primeira atividade, uma nova mesa redonda aborda a ‘Análise e avaliação do risco em Petrópolis: um grande desafio a ser vencido’, onde participam o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério de Ciência e Tecnologia na figura do geólogo Eduardo Soares de Macedo; PUC-RJ; o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na figura do geólogo Jorge Pimentel; o Serviço Geológico do Rio de Janeiro (DRM-RJ) vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e UERJ.
 
Ás 11h, a discussão do tema ‘Prevenção: como medidas simples podem gerar grandes resultados em Petrópolis?’ será entre o Ministério das Cidades (MCidades), representado pelo diretor de Assuntos Fundiários Urbanos, Celso Carvalho; INEA; Secretaria Municipal de Obras (SEOBRAS), que apresentará os dados de intervenções de pequeno porte realizadas no município; Comitê Piabanha; COMDEP e da prefeitura de Belo Horizonte, representada pela Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel).
 
Como última etapa, às 14h30, o encontro entre Defesa Civil Estadual e Municipal; DRM-RJ; Exército Brasileiro e CEMADEN, com a presença do geólogo Agostinho Tadashi Ogura, traz como foco a discussão sobre a ‘Coordenação institucional para situações de desastre: o papel de cada órgão no momento da contingência’. O encerramento será feito às 16h30.


Ascom - Prefeitura de Petrópolis

Programação dos filmes em cartaz