Boa noite!           Sábado 29/02/2020   03:41
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Caravana Ecológica alerta sobre período de queimadas
Caravana Ecológica alerta sobre período de queimadas
05/06/2012 - 19:12 - Com o início do mês de junho, começa também uma das mais preocupantes consequências da estiagem: as queimadas. Com o tema “Salve o verde antes que tudo vire cinza”, o assunto ganhou destaque nesta terça-feira (05) na 11ª edição da Caravana Ecológica. O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e foi realizado na Praça da Liberdade durante todo o dia, atraindo mais de 900 participantes.

A data não foi escolhida por acaso: 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) estimula o debate sobre questões ligadas ao desenvolvimento sustentável e à relação do homem com a natureza.

Quem compareceu à Praça da Liberdade pode conferir exposições de escolas das redes pública e privada, conhecer sobre a atuação dos núcleos de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, aprender sobre coleta seletiva, preservação dos recursos hídricos e até participar de oficinas de pintura e de artesanato voltada para o aproveitamento de materiais reciclados e do óleo vegetal na fabricação de sabão.

O evento contou ainda com apresentações do Instituto Amparo, do Instituto Nossa Senhora de Lourdes e da Banda Marcial Wolney Aguiar, do Colégio Estadual D. Pedro II.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna, o objetivo do evento é trabalhar o assunto de maneira didática e interativa, de forma a conscientizar toda a população, especialmente as crianças. “Eles são o principal elo de ações no longo prazo e são agentes transformadores, que levam o aprendizado para toda a família. Por isso, todas as escolas trabalham, de alguma forma, conceitos ligados à preservação da natureza”, contou.

O aluno da Escola Municipal Rubens de Castro Bomtempo, Leonardo Santos, de oito anos, colocou o aprendizado no papel fazendo uma ilustração no stand do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). “Na escola, já aprendemos sobre a natureza, as plantas, os animais e a água, mas aqui colocamos isso em prática”, disse.

O tema da Caravana ganhou destaque com a palestra “Diga ‘não’ às queimadas”, apresentada pela Reserva Biológica de Araras. No fim da tarde, foram exibidos filmes relacionados ao assunto.


Evento continua na quarta-feira

O quinto e último dia da Semana do Meio Ambiente traz mais uma oportunidade para fazer uma visita guiada ao Parque Natural Municipal, na Avenida Ipiranga. Os passeios acontecem nesta quarta-feira (06) às 10h30 e às 14h30 pelas trilhas Rodolph Born e Casa da Mata.

Durante o trajeto de cerca de 1,6 quilômetro, será possível conhecer mais sobre a biodiversidade da única área em estágio avançado de Mata Atlântica do Centro Histórico e a importância da preservação da flora e da fauna deste espaço de 16,7 hectares.


Ascom - Prefeitura de Petropolis

Programação dos filmes em cartaz