Boa noite!           Quinta 28/03/2024   18:19
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Momentos de Reflexão > Os 7 Pecados Capitais - PREGUIÇA - Pr. Hamilton Soares
Os 7 Pecados Capitais - PREGUIÇA - Pr. Hamilton Soares
Junho/2012 - Preguiça é um termo que tem vários significados, como pouca disposição, inatividade, moleza, falta de autoconfiança, falta de resistência moral e psicológica para desafios, e tem se tornado muito comum nos dias de hoje. A preguiça é a pouca ou falta de disposição ou aversão ao trabalho, demora ou lentidão para fazer qualquer coisa. É o tédio ou a tristeza em relação aos bens interiores e espirituais.

O preguiçoso, é aquele indivíduo oposto as atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços. A preguiça é algo que pode e deve ser combatido e pode ter motivações psicológicas e fisiológicas.

Preguiça é a inimiga número um do trabalho, compromete seu tempo e saúde, e tornando-se facilmente uma barreira, para se conquistar metas a médio e longo prazo.  A preguiça faz com que o indivíduo se sinta incapacitado e fuja de responsabilidades e oportunidades.


Entenda a preguiça como uma batalha psicológica entre você e ela e, se quiseres crescer, vai ter que vencer a preguiça. É aconselhável ter uma rotina de exercícios físicos deixando o corpo disposto e alerta, menos propenso as 'baixas' energéticas. Procure estar com pessoas ativas, pois elas podem ser o melhor apoio quando a vontade própria não é o suficiente.

Outro motivador para se vencer a preguiça é visualizar as consequências negativas e não deixando se entregar. Se os benefícios do trabalho não são suficientes para estimulá-lo, pense no prejuízo financeiro, profissional ou emocional que vai acarretar se não fizer o que deve.

A característica básica da preguiça pode ser encontrada em pessoas que freqüentemente adiam compromissos, decisões, projetos, mudanças, ou até simples afazeres rotineiros, comprometendo o resultado desejado, com a justificativa de que não houve tempo, ou que irá realizar outro dia, mas que na verdade, tentam ocultar uma insegurança exagerada em sua própria capacidade de agir. Utilizam-se do desânimo, esquecimento, como estratégia para fugir da necessidade de enfrentar a parte que lhes cabe realizar na vida.

A preguiça não se resume na preguiça física, mas também na preguiça de pensar, sentir e agir, e tendo no pensamento "deixa para depois". A preguiça é considerada pecado mortal ao se opor diretamente ao amor a Deus.

A Bíblia diz em II Tessalonicenses 3:11,12 – “Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos;  não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão”.
       
Amados irmãos, amigos e leitores, a vida cristã deve ser caracterizada por trabalho árduo. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:15
“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.”
          
Os preguiçosos não têm êxito na vida, e o que está escrito em Provérbios 10:4-5 “Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha.”

Os preguiçosos não têm bom senso . A Bíblia diz em Provérbios 26:13-16 “O preguiçoso diz: Lá esta um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas. Como a porta gira em suas dobradiças, assim o preguiçoso se revira em sua cama. O preguiçoso coloca a mão no prato, mas acha dificil demais levá-la de volta à boca. O preguiçoso considera-se mais sábio do que sete homens que respondem com bom senso”.
           
Até as formigas ensinam os preguiçosos. A Bíblia diz em Provérbios 6:6-11 “Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua
pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe sobrevirá como um homem armado.”
           
Amados irmãos, amigos e leitores, a Biblia é a Palavra de Deus, falando puramente a verdade, ensinando também a quem é preguiçoso. Se você tem sido tomado pela preguiça, medite a respeito da formiga, um animal tão pequeno, mas até elas trabalham, e sem ter a orientação de um chefe, e nem tem a orientação da Palavra de Deus e muito menos a inteligência humana. Como que você, sendo a imagem e semelhança de Deus, está se deixando dominar pela preguiça?

Siga o exemplo da formiga, desperta desse sono profundo! Você tem uma vida pela frente, viva, aproveite, dando o primeiro passo, derrubando a preguiça de sua vida.


Seja vencedor, e não preguiçoso, o preguiçoso não tem futuro

Visite também o blog do Pr. Hamilton: http://prhamiltonsoares.blogspot.com
Programação dos filmes em cartaz