Bom dia!           Segunda 17/02/2020   10:20
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Semana do Meio Ambiente em Petrópolis começa neste sábado
Semana do Meio Ambiente em Petrópolis começa neste sábado

Eventos incluem passeios, palestras e nova edição da Caravana Ecológica

31/05/2012 - 16:28 - Cinco dias dedicados a debater a relação do homem com a natureza. É com este objetivo que a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMADS), realiza mais uma edição anual da Semana do Meio Ambiente. A abertura do evento acontece neste sábado (02) na Concha Acústica do Museu Imperial a partir das 10h e segue até o dia 06 com diversas atrações.

A Semana de Meio Ambiente é realizada anualmente em Petrópolis e coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho e promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Além de comemorarmos a data, que é celebrada no mundo todo, promovemos diversos eventos para colocar em pauta, de forma mais ampla, as questões ambientais”, explica o secretário da SMADS, Leandro Vianna.

Após a abertura, o ciclo de palestras terá início às 10h30, a primeira delas com o tema “Unidades de conservação x biodiversidade”, ministrada por Ricardo Ganem, da ReBio Araras. Já às 14h o encontro segue com a palestra “Bem Estar Animal”, seguida pela temática “Medicina Veterinária do Coletivo” e, por fim, “Unidade Móvel de Educação e Esterilização em Saúde”.

A programação continua no domingo (03), com uma caminhada no Parque Natural Municipal de Petrópolis, na Avenida Ipiranga. O local disponibiliza duas trilhas de dificuldades baixa e moderada, com extensões de 800m e 830m, respectivamente, no trajeto de ida e volta. Além disso, oferece um amplo espaço com mesas e bancos disponíveis para alimentação e outras atividades.


Na segunda-feira (04), serão realizadas visitas guiadas ao Parque em dois turnos: às 10h30 e às 14h30, um passeio pelos vários exemplares da fauna e da flora nesta área de 16,7 hectares com estágio avançado de Mata Atlântica.

Já na próxima terça-feira (05), o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria leva a 11ª edição da Caravana Ecológica à Praça da Liberdade. Com o tema “Queimadas: salve o verde antes que tudo vire cinza”, a abertura terá apresentação da banda musical do 32º BMItz. A Caravana segue até às 17h com palestras, apresentações e exibições de filmes relacionados ao tema, além de contar com a participação das secretarias de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA), Saúde e da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e exposições de escolas das redes pública e particular.

No último dia da Semana do Meio Ambiente, quem ainda não conhece o Parque Natural terá mais uma oportunidade de descobrir este espaço de contemplação da natureza em pleno Centro Histórico através de visitas guiadas, que acontecem novamente às 10h30 e às 14h30.
 

Ascom - Prefeitura de Petrópolis.

Programação dos filmes em cartaz