Bom dia!           Quarta 03/03/2021   08:12
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Shows > Parque Natural da Avenida Ipiranga será inaugurado nesta Sexta-feira 13/04
Parque Natural da Avenida Ipiranga será inaugurado nesta Sexta-feira 13/04
10/04/2012 - 14:54 - A partir de sexta-feira (13), os petropolitanos passarão a contar com um espaço de lazer e contemplação da natureza em pleno Centro Histórico. O Parque Natural Municipal de Petrópolis, na Avenida Ipiranga, terá a sua primeira fase inaugurada às 10h.

O espaço, que conta com 16,7 hectares de área com estágio avançado de Mata Atlântica, disponibilizará à população duas trilhas para caminhada de dificuldades baixa e moderada, com extensões de 800m e 830m, respectivamente, no trajeto de ida e volta. Além disso, o parque oferecerá um amplo espaço de contemplação da natureza, com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades.

O Parque Natural funcionará diariamente, de 7h às 17h (no horário de verão, o funcionamento será até às 18h), e a expectativa é que atraia cerca de 100 visitantes por dia. 

“Neste primeiro momento, estamos disponibilizando uma das trilhas, que estava prevista apenas para a segunda fase, antecipadamente. Nossa equipe contava com pessoal suficiente e conseguimos adiantar essa parte da obra para entregar ainda mais uma opção aos frequentadores do Parque”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna.

A Prefeitura de Petrópolis optou por dividir em fases a execução das obras, com o objetivo de permitir sua abertura à população o mais breve possível. Investimentos de R$ 300 mil da Prefeitura de Petrópolis e da Câmara de Compensação Ambiental do Estado do Rio permitiram, na primeira fase, a demarcação das trilhas, reformulação do pórtico e pavimentação da entrada até a parte superior do parque com bloquetes intertravados. Também foi feita a drenagem da via de acesso, limpeza e acerto das trilhas, instalação de pontes e guarda-corpos, isolamento da casa em ruínas e paisagismo.

Nas etapas seguintes da obra, com investimento de mais R$1,2 milhão, as trilhas serão expandidas e será construída a sede administrativa com café e centro de visitantes, que abrigará atividades de Educação Ambiental e pesquisa. Outra atração será o jardim sensorial, onde todos terão a oportunidade de usufruir da flora por meio dos sentidos, com estímulos às cores, texturas e aromas das plantas.


Ascom - Prefeitura de Petrópolis

Programação dos filmes em cartaz