Boa noite!           Tera 16/04/2024   04:34
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Momentos de Reflexão > Os 7 Pecados Capitais - A IRA - Pr. Hamilton Soares
Os 7 Pecados Capitais - A IRA - Pr. Hamilton Soares
Abril/2012 - A ira é um dos pecados capitais. É o grande e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. que pode ou não gerar sentimento de vingança.

A ira torna o ser humano furioso, fora de controle com o desejo de  destruir aquilo que causou sua ira, sendo o causador da maior irritabilidade, tirando a paz e o sossego de qualquer pessoa. A ira não é um sentimento apenas contra os outros, podendo causar um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto, mas pode voltar-se contra aquele que deixa o ódio plantar  sementes em seu coração. Se pensarmos como um verdadeiros cristãos sabemos que, o castigo e a execução do causador pertence a Deus.

Ira é um sentimento emotivo e mental de conflito com o mundo externo ou próprio mundo interior, que controlamos pouco e manejamos pior ainda, deixando-nos fora de nossas ações. A ira é uma emoção que surge em nossa mente devido a um acontecimento especial ocorrido, seja no meio em que a pessoa vive ou com ela mesma, diante de alguma situação
qualquer. A ira pode refletir-se tanto contra os outros quanto contra si próprio, dependendo de cada situação.

Amados irmãos, amigos e leitores, quando surge a ira, somos tomados  pelas emoções de tal forma que não pensamos de maneira racional, nos deixando fora de nosso juízo normal, podendo nos levar a cometer erros da qual nos  arrependeremos futuramente. As Sagradas Escrituras mencionam de maneira muito sábia, pelo homem mais sábio da historia da Bíblia que foi Salomão, o seguinte: “A pedra é pesada, e a areia é um fardo, mas a irritação causada pelo insensato é mais pesada do que as duas juntas. (Provérbios 27:3).

A ira é um conflito forte de um sentimento ruim, causado por uma contrariedade, uma desilusão, um acontecimento inesperado e ruim, ou de uma culpa. Esse sentimento quando ocorre, faz o indivíduo perder a noção de seus atos, fazendo-o agir de forma irracional. A ira pode ser transformada em ódio, o que faz a pessoa querer, se vingar e compensar o que sente de ruim, em sentimento de prazer ao obter êxito.

Fazendo-nos perder a capacidade de controle e uso da razão, mudando até o vocabulario para um vocabulario mediocre, agressivo e ofensivo. Quando uma pessoa está irada, é comum que se diga que ela virou um bicho, está com o diabo no corpo ou possuída por espíritos ruins. Ao encontrar-se nessa situação, com esse sentimento, é necessário que a pessoa, em primeiro lugar, busque a Deus, que é a fonte de toda paz.

Mas não basta buscá-lo, é necessário também se arrepender, pois ninguém  pode chegar-se a Deus em pecado e a ira é pecado. Portanto, é preciso arrepender-se e confessar a Deus sua fraqueza diante de tal situação. Pois o que acontece ao irado é que a ira vem com força tal que ele sente-se fraco para vencê-la sozinho. Ao humilhar-se diante de Deus, reconhecendo que só Ele pode ajudá-lo a libertar-se de tal sentimento, creia que Deus é galardoador dos que o buscam e que Ele pode abençoá-lo com a libertação de tal sentimento.

Mas também é importante lembrar que Deus tem compromisso com a sua Palavra, a Bíblia. Ore a Deus, usando os textos bíblicos, encaixando-se neles e perceberá que ao fazê-lo, Deus vai mover o seu coração. Então, a partir daí, vai depender da sua fé. É a sua fé em Deus que vai ajudá-lo a se libertar de tal sentimento. Entenda que homem algum, ninguém na face da Terra pode ajudá-lo, se não houver o mover do Espírito Santo agindo num tratamento de poder e amor
sobrenatural em sua vida.

Amados irmãos, amigos e leitores, como é importante termos o conhecimento da Bíblia “Jesus respondeu: Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22.29). O projeto de Deus é a salvação do homem, por esta razão que ele enviou seu filho unigênito para que todo aquele que cresse nele fosse salvo, e com isso livrá-lo principalmente da ira como foi escrito pelo apostolo Paulo, “E esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos
mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir” (I Tessalonicenses 1:10).

Viva melhor substituindo a ira pelo amor a Jesus

Visite o blog do Pr. Hamilton: http://prhamilton.blogspot.com
Programação dos filmes em cartaz