Boa noite!           Domingo 18/08/2019   02:32
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Caderno Cultura Netpetropolis > Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura Premia Destaques de 2011
Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura Premia Destaques de 2011
19/03/2012 - Emoção foi o que não faltou na cerimônia de entrega da 3ª edição do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, na noite de domingo, dia 18 de março, data do aniversário do maestro que dá nome à premiação, no Theatro D. Pedro. O prêmio, criado no governo Paulo Mustrangi, visa o reconhecimento dos artistas petropolitanos em diversas áreas de atuação.

            Onze premiados e outros homenageados arrancaram efusivos aplausos da platéia lotada, ao som dos músicos do Serra Velha, cuja trilha embalou toda a solenidade. Destaque para a apresentação da pianista Ligia Moreno, que executou com maestria peça do reverenciado músico petropolitano César Guerra-Peixe e ainda Estudos sobre o Hino Nacional.

             Os premiados nas 11 categorias foram: Música Popular: Serra Velha Quarteto, pela atuação em 2011, recebeu a estatueta das mãos do coordenador do prêmio, Marco Aureh; Música Erudita – Marco Aurélio Lischt, pela atuação em 2011, recebeu do diretor da Escola de Música da UFRJ, maestro André Cardoso; Teatro – Raquel Theo, pela direção de arte em “Depois da Chuva”, recebeu do ator Mário Mendes; Dança – Maicon de Souza,  pela atuação em 2011, recebeu da coreógrafa Flávia N; Artes Visuais – Marcelo Lago, pela exposição “Retrospectiva”,  recebeu do artista plástico Luiz Áquila; Literatura – Luiz Gonzaga de Souza Lima, pela obra “A Refundação do Brasil”, recebeu do escritor Frei Antonio Mozer; Comunicação – TVC 16, Marcos Falconi,  pela cobertura cultural em 2011, recebeu do diretor da ABI (Assoc. Brás. de Imprensa) Jesus Chediak; Audiovisual – Gustavo Pizzi, pelo filme “Riscado”, recebeu do diretor e montador cenográfico Márcio Hermínio; Produção Cultural – Circuito Cultural Sesi recebeu do produtor cultural Arthur Varella.

              Na categoria Especial – Museu Imperial, Isabela Verleum recebeu do Presidente da Fundação de Cultura e Turismo Gilson Domingos, que parabenizou a todos os indicados pela qualidade de seus trabalhos; na categoria Notório Reconhecimento – Myrian Daulsberg recebeu das mãos do secretário de Governo Charles Rossi, que ressaltou sua garra e determinação em prosseguir com o Festival de Inverno da Dell´Arte. Emocionada com a homenagem, Myrian agradeceu por ter recebido a estatueta e falou sobre a representatividade do prêmio. “É símbolo do esforço, da garra. Agradeço a todos que estão envolvidos nesta área e quero parabenizar a todos que concorreram aos prêmios. Além disso, meu muito obrigado vai, principalmente, ao prefeito Paulo Mustrangi, que reconheceu e implantou esse prêmio em nossa cidade”, discursou. 

             Segundo o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Gilson Domingos, o prêmio cria uma competitividade entre os artistas. “Essa forma de reconhecimento mostra a preocupação em incentivar a cultura local. Criamos porque vimos que essa área carecia de incentivos e isso faz com que os artistas se aprimorem. O Guerra-Peixe só contribui para o melhoramento da arte petropolitana”, explicou.

             Momento especial foi a homenagem a personalidades da cultura petropolitana que se foram no ano de 2011, com o vídeo “Uma janela para a saudade”, como o ator Jorge Bazano, o artista plástico Emídio Montenegro, o jornalista Álvaro Bastos, o ator Antonio Carlos de Souza Ramos, o jornalista Marin Melquíades, a sambista Petronilha Araújo, o artista plástico frei Fernando Jansen, a atriz e artista plástica Moema, o músico Pepê e o jornalista, professor, ator e poeta Antonio Cláudio Gomes.

              A comissão julgadora do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2012 – que teve seu regimento interno publicado este ano -- foi composta pelos profissionais: Sociedade Civil - Ângela Vale – psicóloga, poetisa e produtora cultural; Cristina de Moraes – bailarina e coreógrafa; Cláudio Partes – artista visual, projetista, fotógrafo e produtor cultural; Paulo de Carvalho – artista gráfico, fotógrafo, jornalista e pesquisador; Leonardo Randolfo – maestro regente do Coral Mirim do Colégio Bom Jesus e presidente do Conselho Municipal de Cultura; Gabriela Falconi – jornalista e diretora do portal Net Petrópolis; Flávia Miranda – atriz, professora de artes e artista plástica. Da Fundação de Cultura e Turismo – Maria Luiza Retamal – sub-gerente do Theatro D. Pedro e Maria Luisa Melo – gerente da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral.  

Programação dos filmes em cartaz