Boa noite!           Quinta 28/03/2024   18:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Momentos de Reflexão > Os 7 Pecados Capitais - A GULA - Pr. Hamilton Soares
Os 7 Pecados Capitais - A GULA - Pr. Hamilton Soares
Janeiro/2012 - Foi-me solicitado que escrevesse sobre os sete pecados capitais.

Começarei escrevendo sobre o pecado da Gula.

A Gula é o desejo insaciável de comer além do necessário e a toda hora, em geral por comida, bebida ou intoxicantes.  Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querendo sempre mais o desejo de se comer mais, não se contentando com o que já comeu, sendo uma forma de cobiça, porém alimentar. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança.

Temos exemplos nas Escrituras Sagradas a esse respeito como é mencionado polr Daniel:
“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”. (Daniel 1:8) Ao dizer que Daniel colocou em seu coração não se contaminar com as iguarias do rei significa que ele não queria ‘contaminar-se’ com comida que não era preparada segundo a lei do Senhor Deus, como está escrito em: “Ao contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue”. (Atos 15.20) que provavelmente era oferecida aos ídolos.

Devemos compreender que as proibições, assim como as leis estabele-cidas desde os tempos de Noé, têm validade eterna. O Deus é eterno, e é imutável e suas orientações também. O hábito de comer em demasia é algo que desagrada a Deus, verdadeira abominação ao Senhor. O ajuntamento em festas onde predominam a comilança e a bebedeira é algo aborrecedor aos olhos do Senhor.

O nosso estômago só suporta até certa quantidade de alimento e quando exageramos, há uma reação do próprio corpo em rejeitar e jogar para fora todo o excesso que foi ingerido, consequentemente não estamos cuidando do nosso corpo que é templo do Espírito Santo.

A carne gosta de canalizar tudo pra ela, às vezes é o nosso espírito que está com fome de Deus, as nossas emoções estão sensíveis, mas tentamos saciar esta vontade com comida, o que gera além de mais insatisfações , gera também problemas sérios de saúde. Pois nossa carne quer ser alimentada, não só de comida, mas com algo que lhe traga prazer em saciar os desejos carnais.

Porém o que o nosso espírito quer e precisa é estar na presença de Deus! Devemos ter muito cuidado, principalmente com os desejos da carne, não só referente à gula (glutonaria) em satisfazer ao estômago, como também satisfazer aos desejos do corpo. Não podemos, nem devemos priorizar a gula, pois quando priorizamos estamos contrariando as Sagradas Escrituras, como está escrito em Mateus 6:33 - “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Ao sentir-se tentado pela gula, lembre-se de que o peixe morre pela boca; somos cristãos e não peixes.

Visite o blog do pastor Hamilton Soares: http://prhamilton.blogspot.com.
Programação dos filmes em cartaz