Boa noite!           Sexta 19/04/2024   19:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Momentos de Reflexão > Cuidados ao Rotular os Outros - Pr. Hamilton Soares
Cuidados ao Rotular os Outros - Pr. Hamilton Soares
Maio/2011 - Há um ditado antigo que diz que a propaganda é a alma do negócio, porém devemos tomar cuidado, já que estamos falando de propaganda também nos dias atuais é dito, para tomarmos cuidado com a propaganda enganosa.

A lei determina que todos os produtos devam ter rótulos, constando tudo a respeito da qualidade do produto, e sua validade, etc. e quem não cumprir o que a lei determina estará sujeito as penalidade da lei.

Os rótulos são muito úteis para identificar coisas, mas tornam-se perigosos quando são utilizados para identificar pessoas. Quando rotulamos as pessoas, denegrimos ou valorizamos de forma preconceituosa a imagem de alguém. Devemos ter o cuidado para não sairmos colando rótulos em cada pessoa que conhecemos, dizendo: ‘Antonio’ é preguiçoso, ‘Daniel’ é inteligente, ‘José’ é mau pagador, ‘Pedro’ é mulherengo. Devemos ter o cuidado que nem sempre esses rótulos são verdadeiros.

Muitas vezes colamos os rótulos sem termos o perfil completo de cada pessoa, nos precipitamos, influenciados pelos sentimentos que imaginamos e que muitas vezes não são reais. O apóstolo Paulo diz que não devemos julgar antes do tempo. Ele diz que nem julgava a si mesmo, pois competia ao Senhor julgá-lo. “Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?” (I Corintios 6:5).

Amados irmãos, amigos e leitores, os rótulos são perigosos, pois são difíceis de sair. Quando um rótulo gruda em alguém, é preciso muita luta para arrancá-lo. A pessoa rotulada tem muita dificuldade de mudar. Fica conhecida por uma imagem fixa que foi criada dela e sempre é avaliada por essa imagem.

Devemos preocupar-nos com a nossa própria fidelidade, seguindo os ensinamentos da Bíblia, como está escrito em “Não julgueis, para que não sejais julgados”  (Mateus 7:1).

Aprendemos que todo aquele que se ocupa em julgar o próximo, esquece de olhar para os seus próprios erros. Por quê? Porque não agirmos de maneira mais sensata. No lugar de julgarmos e sermos alvos também de julgamento, devemos nos preocupar em aprender a perdoar e sermos perdoados.

Amados irmãos, amigos e leitores, vamos mudar de atitudes, seguindo a orientação da Bíblia, não prejudicando alguém espalhando suas características ruins, e sim orando pela pessoa, crendo no poder de Deus para transformá-la em alguém melhor.

Não aplique rótulos em seu próxim. Aplique amor e o conhecerás melhor.

Visite o blog do pastor Hamilton Soares: http://prhamilton.blogspot.com
Programação dos filmes em cartaz