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O Significado de Pessach - 5778




"Ivdu et Adonai b'simchá" ("Sirvamos a D`us com alegria")

O SIGNIFICADO DE PESSACH

I. Introdução - O homem não pode ver a face de D'us, mas pode ver D'us por trás dela. Não consegue saber o futuro, mas aprende com o passado. A partir daquilo que aconteceu, pode-se conhecer D'us e perceber que há um Divino Poder dirigindo o mundo. Quando aderimos a D'us, Suas mitsvot e à prece, nos é concedida a oportunidade de viver no presente de uma maneira que tornará nosso futuro seguro e correto. Conseguir o entendimento para olhar a história de nossa nação e nosso passado individual e pessoal é a essência da mensagem de Pêssach. Relatamos a história do povo judeu, notando como D'us guiou o destino de Seu povo. Fomos salvos do Faraó e seus exércitos, e de maneira semelhante, os milagres continuam a ser permitidos por D'us em prol dos Filhos de Israel.

É esta a mensagem que os pais devem transmitir aos filhos para instilar neles a crença em D'us. Esta é a segurança e futuro de nossa nação como um todo, e a inspiração para cada indivíduo levar sua vida da maneira correta. Assim, teremos felicidade e paz interior. [1]

II. A noite de bediká "Kál Chamirá" (procura do "chamêts") - será 10 e 11/04/2017. Ë nosso costume colocar pequenos pedaços de pão enrolados em papel, em todas as dependências da moradia (com exceção das salas de banho), e, à luz de uma vela, estes pedaços são recolhidos um a um. Isto simboliza que o "chamêts" (alimentos à base de cereais fermentados que devem ser retirados da casa durante os oito dias da festa de Pessach) deve ser procurado em todos os locais da casa onde possa estar, em uma busca rigorosa, a fim de que não seja comprometido o trabalho de "deschamezar" a residência.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Ao iniciar a busca do "chamêts" dizemos: "BARUCH ATÁ AD-NAI ELOHÊINU MELECH HAOLÂM ASHÊR KIDESHÂNU BEMITSVOTÁV VETSIVÂNU, ÁL BIUR CHAMÊTS". (Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus Mandamentos e nos ordenaste eliminar o "chamêts").

Depois da Bediká (busca do "chamêts"), todo este é colocado em um só recipiente e dizemos:- "KAL CHAMIRÁ DEIKÁ VIRXUTI, DELÁ CHAZITÊH, UDLÁ BIARTÊH, LEHEVÍ VATIL VECHAXIV KEAFRÁ DEAR-Á" (Tudo o que tenha sido fermentado que esteja em meu poder, que eu não vi e que não eliminei ou que eu não tenho conhecimento de sua existência, seja abandonado e considerado sem dono como o pó da terra).

Na manhã de Segunda-feira (25/03/13), este "chamêts" deverá ser queimado. Nesta ocasião dizemos:- "KAL CHAMIRÁ DEIKÁ BIRXUTÍ, DI CHAZITÊH, UDLÁ CHAZITÊH, DEVIARTÊH UDLÁ VIARTÊH, LEHEVÍ VATÍL VECHAXÍV KEAFRÁ DEAR-Á".

III. ERÚV TAVSHILIN - No Iom Tov (dia festiva), diferente do Shabat, é permitido cozinhar, mas somente o necessário para o próprio Iom Tov, e desde que não se acenda um fogo, e sim através de uma chama-piloto que esteja ardendo desde antes do pôr do sol do primeiro dia de Iom Tov.

Quando a 1a. noite de Pessach incide num Sábado como este ano, será permitido cozinhar na 2a feira o necessário para o Shabat desde que, tenha-se feito o "Erúv Tavshilin", que funciona como o início dos preparativos gerais do Shabat: ou seja, na verdade estamos iniciando os preparativos para o Shabat antes de Yom Tov, e o que for preparado durante o Yom Tov, visando o Shabat, será encarado como continuação dos preparativos.

Para tanto, basta pegar na véspera do Yom Tov uma matsá e um ovo cozido ou peixe e separá-los para a refeição de Shabat, e dizer:

BARUCH ATA ADONAI, ELOHÊNU MÉLECH HAOLAM, ASHER KIDESHANU BEMITSVOTAV VETSIVÂNU AL MITSVÁT ERÚV.

BAHADEN ERUVA IEHE SHARÊ LÁNA LEMEFE ULEVASHALA ULEATMANA ULEADLACA SHERAGA ULEMEEBAD COL TSORCANA MIYOMA TÁVA LESHABETÁ, LÁNU ULECHOL YISRAEL HADARIM BAIR HAZOT.

Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenastes preparar Erúv. Com este Erúv ser-nos-á permitido assar, cozinhar, manter aquecida a comida, acender a chama e preparar tudo que for necessário para o Shabat no Iom tov, a nós e a todos os moradores desta cidade.

(extraído da Hagadá de Pessach - Jairo Fridlin, Editora Sefer, São Paulo SP)

IV. A primeira festa de independência nacional - Pessach tem para o judeu o significado de sua primeira festa de independência nacional, celebrando o Êxodo, pilar de nossa formação como povo. Esta é uma das razões pelas quais nas suas orações invocativas, Pessach recebe o nome de "Zeman Cherutenu" (data da nossa liberdade). Em virtude de que o Êxodo ocorreu com exígua disponibilidade de tempo, nossos antepassados não conseguiram preparar pão fermentado para a viagem e somente puderam comer pães ázimos (Matsôt); daí o outro nome de Pessach que é "Chag Hamatsôt" (festa das Matsôt). Também é chamada "Chag Haaviv", ou festa da primavera, porque aconteceu nesta estação do ano em Eretz Israel.

V. Chama-se aos judeus de o Povo do Livro - Não é de se estranhar, pois, que o acontecimento mais importante do princípio de nossa História tenha sido perpetuado em um monumento literário: a Hagadá, ou seja, narração. Livro modesto, porém o mais popular da literatura hebraica, apresenta em forma de antologia um esquema simples e impressionante da origem do judaísmo. Começa retrocedendo até nossos primeiros antepassados e descreve as vicissitudes dos patriarcas e das tribos de Israel no Egito, as pragas e por fim o Êxodo que se atribui unicamente à ajuda de D'us.

VI. Na noite do Seder cada pai deve relatar a seus filhos a história do Êxodo - Foi assim que se formou durante gerações esta tradição do Seder, da Hagadá com suas perguntas e respostas, com seus hinos alegres e melodiosos, com suas discussões sutis e seus cânticos deliciosamente ingênuos. A Hagadá tem que estimular o interesse da criança judia pelo glorioso passado de seu povo, familiarizá-la com os episódios da libertação física e espiritual de seus antepassados e infundir-lhe a fé e a esperança, necessárias para enfrentar seu destino de judeu.

VII. A bandeja do Seder - Na mesa do Seder destacam-se:- O osso de carneiro (zeroa), que recorda o cordeiro que se sacrificava antigamente na páscoa. Usa-se também em substituição, outras partes do carneiro. O "maror", ervas amargas que relembra a amargura que experimentaram nossos antepassados no Egito e se pretende que, ao provar seu sabor ingrato, se recorde os momentos tristes que nossos pais viveram naquela terra. O "charosset" é uma mistura de tâmaras, castanhas, nozes, passas, canela e vinho triturados; sua cor evoca a do barro com que os israelitas durante sua escravidão, preparavam os tijolos para as construções egípcias. O "ovo cozido" lembra a oferenda festiva, sendo ainda um símbolo de luto pela perda do Templo; sua forma sugere também, a volubilidade da fortuna, que gira tão rapidamente; constitui por isso um consolo para o judeu afligido em momentos difíceis e uma advertência aos favorecidos pela sorte.

Na bandeja do Seder acha-se também um pratinho com verduras (salsas, aipo, alface) denominado "carpás" e uma tigela com vinagre ou água e sal.

No princípio da cerimônia cada participante tomará um pouco dessas verduras e antes de levá-las à boca serão molhadas na água salgada, como costumavam fazer nossos antepassados em tempos idos. Outro elemento para a celebração do Seder são as três matsôt que simbolizam as três classes do povo de Israel: "Cohen, Levi e Israel". Costuma-se reservar também uma taça cheia de vinho para o Profeta Elias (Eliahu Hanavi), o hóspede invisível das ceias de Pessach.

VIII. Mini Guia - Recuperação de utensílios para uso em Pessach - Tendo em vista a importância de compreender e cumprir princípios básicos acerca dos utensílios que poderão ser usados em Pessach, pois estes procedimentos fazem parte importante daquilo que nos ordena a Torá nesta magna libertação do povo de Israel e que devem ser mantidos de geração em geração, tentaremos resumir alguns pontos sobre o assunto. Algumas famílias ainda têm ...costume de ter utensílios próprios para uso somente em Pessach, como: panelas, talheres, pratos, etc. etc. Aqueles que não têm condições de assim proceder, poderão deschamezar alguns utensílios diários a fim de que fiquem próprios para sua utilização em Pessach. O importante é fazer o possível para tornar a festividade Casher Vessameach (com pura alegria).

-- Os utensílios de cozinha, copa e mesa, usados com comida chamets não podem ser usados em Pessach. Se não for possível adquirir novos, como citado acima, há a possibilidade de tornar utilizável certas categorias destes utensílios, que devem ser limpos e imergidos em água fervente e enxaguados em seguida com água fria. Sobre as pias e mesas de cozinha deve-se despejar água fervente.

-- Copos e utensílios de vidro, pirex e duralex usados para frios precisam apenas ser bem lavados e imersos em água fervente (os que vão ao forno não podem ser utilizados). Copos e utensílios de prata usados somente para frios, também precisam apenas de boa lavagem. Louça de porcelana não pode ser recuperada para Pessach, assim como artigos de barro, argila e cerâmica, que não expelem totalmente os resíduos de alimentos absorvidos no uso diário, não podendo, portanto, serem casherizados.

-- Moedor de carne deve ser desmontado, bem limpo e recuperado em água fervente; desnecessário torna-se dizer que só é permitido o consumo de carne casher.

-- Panelas e frigideiras (menos de tefal onde não se usa óleo) podem ser casherizadas através de Hagalá (imersão em um panelão de água fervente). Os talheres também devem ser submetidos à Hagalá.

-- Os utensílios de plástico usados para conservar e armazenar alimentos ou para alimentos quentes vertidos direto da panela no fogo é possível casherizá-los pela Hagalá; isto aplica-se por exemplo às mamadeiras; o material deverá ser forte e resistente à água da Hagalá.

-- Ralador, formas e assadeiras de bolos, pães e massas assim como torradeira não podem ser casherizados; há necessidade de novos.

-- Garrafa térmica, segundo o costume sefaradi, basta verter água quente sobre toda sua superfície (exterior, interior e tampa).

-- Forno - deve-se limpá-lo meticulosamente utilizando-se produtos químicos de limpeza, deixando-o a seguir ligado por algum tempo em sua temperatura máxima.

-- A geladeira é preciso descongelá-la e limpá-la muito bem. Há quem costume cobrir as prateleiras com papel alumínio ou plástico em Pessach, embora isto não seja recomendado pelos fabricantes. Temos então a alternativa de caprichar na limpeza.

-- Liqüidificador e batedeira - sua base (motor) deve ser bem limpa. Devido à facilidade de reposição é recomendável trocar o copo e tigela de plástico em Pessach.

-- Forno microondas - Após limpeza de seu interior coloca-se dentro um copo com água e liga-se por alguns minutos.

IX. Datas A partir do início da noite: sexta-feira, 30 de março de 2018  - até o início da noite: sábado, 7 de abril de 2018

X. Conclusão - Que a Festa de Pessach passe com felicidade e bem estar... e...
Que vossos lugares estejam iluminados pela Fé em D'us e alegria em vossos corações, assim como está dito em nossa Santa Torá: - ULCHOL BENEI ISRAEL HAYA OR BEMOSHEVOTAM (Êxodo X,23) "Em todas as moradas dos filhos de Israel, havia luz" AMEN! [2]

Fontes:
[1] Chabad: http://www.chabad.org.br/tora/sh_shalom/sh_shalom/sha279.html
[2] Shaliach Tsibur da Comunidade de Manaus: http://www.comiteisraelita.com.br/informativo.php?idInformativo=117&idNoticia=1182

Coordenador: Saul Stuart Gefter, R. Emilio Zaluar, 130 - Cremerie, Petrópolis RJ

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