Boa noite!           Domingo 07/03/2021   20:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Memória Cultural > Palestra de Vera Abad e Lançamento de seu Livro no Palácio Rio Negro
Palestra de Vera Abad e Lançamento de seu Livro no Palácio Rio Negro

VERA ABAD é pesquisadora, poeta e escritora. Petropolitana, publicou dois livros sobre a história da cidade: Deliciosa Herança e Petrópolis – Cidade Imperial, e um romance baseado em fatos reais, Cartas para Mariana.

Os temas de seus livros e seu estilo narrativo e poético receberam reconhecimento acadêmico da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, da qual é membro titular e do Instituto Histórico de Petrópolis, do qual faz parte como associada titular. Além de corresponder-se com várias entidades literárias brasileiras, foi recentemente acolhida como membro titular do PEN Clube do Brasil.

Tanto em prosa como em versos, o amor e a emoção estão sempre presentes em seus livros. A trajetória das mulheres que abriram caminho para outras no meio literário e artístico tem sido objeto de seus estudos atuais, sendo tema de palestras proferidas no meio acadêmico e universitário.

A trama de Dona Cotinha e o segredo da caixa de costura, porém, afasta-se dos refletores artísticos e prende-se ao cotidiano dos relacionamentos familiares e amorosos. Ao acompanhar o caminho dos personagens femininos em busca do segredo da caixa de costura, o leitor vai se deparar com uma história envolvente sobre o modo de enfrentar o destino pré traçado das mulheres na sociedade brasileira dos últimos séculos.

É certo que nos dias de hoje muitos tabus foram superados. Mas o que resta ainda é a interrogação: ao conquistar na sociedade espaços e comportamentos antes exclusivamente Masculinos, como a mulher passa a lidar com a inerente sensibilidade e emoção femininas? É ainda possível resgatar o amor como elo fundamental de uma relação? Será que, junto com o romantismo, o amor também está fora de moda?

No dia 20 de novembro de 2010, Vera Abad apresentará, no Palácio Rio Negro, uma palestra sobre Nair de Teffé, encerrando a mostra de caricaturas feitas pela artista. Ao discorrer sobre personagem importante de nossa história, mulher e artista, firmando espaços para a expressão feminina nas artes plásticas e na literatura, torna-se o evento uma boa oportunidade para apresentar o romance “Dona Cotinha e o segredo da caixa de costura” cujos  personagens embora fictícios também cuidam, na narrativa, de abrir espaços para a mulher na sociedade e no cotidiano familiar.

Serviço:
Data: 20 de Novembro de 2010
Horário: 17:30h
Local: Auditório do Palácio Rio Negro
Endereço: Av. Koeler nº 255 - Centro - Petropolis

Programação dos filmes em cartaz