Boa noite!           Sexta 19/04/2024   23:40
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Momentos de Reflexão > Receba Amor em Sua Velhice e Não Abandono - Pr. Hamilton Soares
Receba Amor em Sua Velhice e Não Abandono - Pr. Hamilton Soares
Novembro/2010 - Somos chamados a viver uma vida exemplar de tal modo que o mundo não possa negar que somos filhos de Deus. Ser e agir com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor devem ser algumas qualidades de um cristão.

O verdadeiro cristão precisa ser conhecedor das Sagradas Escrituras (Bíblia), como está escrito em Provérbios 22: 6 – “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Devemos entender que todo o ensinamento que damos a uma criança, ela não esquecerá quando já estiver adulta.

Por esta razão é que devemos saber instruir nossos filhos numa maneira correta de agir em toda caminhada nesta vida, desde a infância até a velhice.

Os pais são responsáveis perante Deus por seus filhos e devem dar a eles uma boa educação cristã logo na meninice, pois assim como são instruídos, espera-se que continuem quando adultos, tendo a sabedoria personificada com base em toda a sabedoria de Deus, que nos atrai com palavras suaves e que deseja todo o nosso ser e nosso coração.

O Senhor Jesus não se contenta apenas com nossos lábios, mas deseja o nosso coração e toda a nossa confiança. Creio que o desejo do Senhor é que cresçamos, compreendamos, criemos juízo e tenhamos um coração segundo a vontade dele, pois o coração é o centro das nossas forças espirituais, envolvendo a percepção, o pensamento, a memória e a consciência.

Assim como Deus em nossa vida, os pais estão perante os filhos menores, ou seja, têm a responsabilidade de controlá-los e conduzi-los nos caminhos do Amor de Deus, como está escrito em Efésios 6: 4 – “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”.

Os filhos têm a obrigação de obedecer aos seus pais, no Senhor, como está escrito em Efésios 6: 1 – “Vos, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo”.

Amados irmãos, amigos e leitores, qualquer pessoa que tem amor no coração fica muito triste quando toma conhecimento de que um ser humano com idade avançada é abandonado(a) em um asilo. E o pior, muitas das vezes tem parentes vivos como filho ou filha, mas, não é julgando, colhemos o que plantamos.

Quando procuramos as razões pelas quais esses idosos foram abandonados, encontramos muitas respostas, porém gostaria de citar uma: como é possível alguém dar o que não recebeu?

A falta de conhecimento da lei de Deus tem consequências, muitas vezes ruins. Há um alerta escrito em Colossenses 3: 21 – “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo”.

Observamos que tem se tornado comum os pais criarem seus filhos afastados, vivendo em creches, sendo educados por estranhos, sem receber amor e carinhos paternos. Quando chegam à vida adulta, é comum terem o mesmo procedimento com seus pais, abandonando-os em asilo. Se não receberam amor, carinho e consideração, tendo dentro em seus corações raízes de amargura e sentimento de abandono, consequentemente procederão dessa forma. Como no tempo da antiga aliança de Deus com o povo hebreu, registrado em Levítico 24: 20 – “Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará”.

Entendemos que o propósito dessas leis era promover a justiça exata, mas não a vingança. Na maioria dos casos, a pessoa culpada tinha permissão para dar uma justa compensação pela avaria, pela ferida, ou pela perda.

Devemos entender que hoje estamos no período da graça e da misericórdia do Senhor e, como foi citado acima, devemos ter hoje as qualidades de um cristão: mesmo que você não tenha recebido o carinho, amor de seus pais,  deve agir com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando aos outros em amor.

Não devemos esquecer os ensinamentos de outrora, como está escrito em Provérbios 23: 22 – “Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer”.

Cuide de seus pais em sua velhice. Isso é uma orientação do Senhor Deus todo poderoso, e também é um estatuto da lei do idoso.

Tenha este momento de reflexão, para que não seja abandonado em sua vehice.

Visite o blog do pastor Hamilton Soares: http://prhamilton.blogspot.com
Programação dos filmes em cartaz