
A 3ª via primitiva de comunicação para as viagens do Rio a Petrópolis foi à construção da “Calçada das Lajes Soltas de Dom João VI”. A Estrada também é conhecida como “Calçada de Pedra do Inhomirim” ou “Caminho do Ouro” e percorre praticamente a mesma picada de Proença (...) sendo concluída em 1809 e inaugurada pelo imperador “durante viagem que fez a Baixada, a fim de conhecer as obras que ordenava para a remodelação do obsoleto “Caminho Novo”.
A subida por toda Calçada de Pedra até Alto da serra ainda trazia dificuldades, pois a via possui muitas curvas fechadas e como fica praticamente coberta pela Mata Atlântica permanece por tempo úmida e escorregadia. A Calçada foi construída por escravos em três divisões. Nas extremidades e na parte central possui grandes blocos pedras que pesam aproximadamente 150 quilos cada,e ainda pedras menores para a junção das maiores.
As pedras maiores foram colocadas de forma que auxiliassem as rodas de uma carroça A Calçada de Pedra do Inhomirim, com calçamento ainda hoje preservado e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural, o INEPAC, segundo informação de José Soares de Souza no volume do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro citado por Eugenio Toulois em l994, “recebeu um pesado transito de 150.000 animais por ano, e foi considerada na época uma portentosa obra da engenharia brasileira recebendo elogios até l850, quando foi substituída pela Estrada Normal da Estrela”. Porém a via foi utilizada até que fosse consolidada a pavimentação da nova via principal”.
Características:
Distancia: 8 Km
Tempo de Caminhada: 2 h
Classificação: Média
Inclinação: 20 graus (descida)
Dicas: 1 litro de Água, Short ou Bermuda, Protetor Solar, Alimentos
(Fonte: FELIPE, Anderson Campos, Viagens do Rio de Janeiro a Petrópolis do século XVIII ao século XXI, in História das vias de comunicação, Petrópolis, monografia UFRJ- 2005, p. 10, 11, 12.