Bom dia!           Domingo 25/08/2019   06:01
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Ecoturismo e Aventura > Trilha do Cobiçado
Trilha do Cobiçado


O Morro do Cobiçado, entre a região do Caxambú e Morin, bairros de Petrópolis, possui a melhor vista panorâmica da cidade , do conjunto de montanhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Maria Comprida, Alcobaça, da Agulha do Itacolomi, da Serra da Estrela e da Baía da Guanabara.

Com aproximadamente 1.678 m ¹ de altitude, é de suas matas que nasce o Rio Palatino, um dos afluentes do Rio Piabanha. Com afloramentos rochosos, superfície de rochas expostas, o Cobiçado possui uma área coberta por vegetação rupestre e campos de altitude, podendo ainda, encontrar nestes ambientes a presença de espécies vegetais, como: Araucária, pinus, eucaliptos, ciprestes, bromélias, orquídeas, musgos, várias samambaias e liquens.

A Caminhada ao Cobiçado é verdadeiramente uma visita às produções de hortaliça e flores feitas por antigos moradores  lusitanos que por mais de 60 anos ocuparam a região. Segundo a lenda local,  o nome Cobiçado vem em conseqüência à imponência do  seu pico.


Visto de baixo  a pedra assemelha-se  as  montanhas da Europa, normalmente  cobertas por fina camada de nuvens entre o meio e seu topo. A trilha do Cobiçado possui  apenas 5 Km,  mas é classificada como média a dificil pois praticamente se percorre a montanha em zigue-zague  bem lento  até topo podendo, o trilheiro levar até 2 horas para  terminar o atrativo. Porém, deve-se utilizar Guias pois existem uma diversidade de trilhas  pela montanha, o que torna a trilha técnica e arriscada em alguns trechos.

Características:
Classificação: Média a difícil
Tempo de caminhada: 1h 20 min a 2h
Dicas: 1 litro  de  Água, Protetor solar, boné, Calça ou Short, Maquina fotográfica,Alimentos leves(frutas e repositores)

Texto:
Anderson Campos Felipe
 
Fontes:
1.  Dado Topográfico da  Carta do IBGE
2. Mapa de Vegetação e Uso atual das terras das APA Petrópolis

pousada paraiso
Programação dos filmes em cartaz