Boa tarde!           Quarta 16/10/2019   14:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Atrativos Turísticos > Palácio Rio Negro
Palácio Rio Negro

Palácio Rio Negro Reabre à Visitação Pública a partir do dia 21/04/2012

A visitação acontecerá de 3ª a Sábado, de 10 às 17h.

A visitação acontecerá de 3ª a Sábado, de 10 às 17h.

Visitas escolares deverão ser obrigatoriamente agendadas pelo telefone 24-2246-2423 ou

pelo e-mail mprn@museus.gov.br


 
Em 1889, menos de três meses antes da Proclamação da República, o senhor Manoel Gomes de Carvalho, Barão do Rio Negro, comprou dos herdeiros da família Klippel o terreno onde seria erguido o seu palácio de verão. Em fevereiro de 1896, o Palácio e a casa ao lado, pertencentes a um dos filhos do Barão, foram vendidos ao Estado do Rio de Janeiro para servir de residência oficial do governante. Em 1903, o Palácio foi incorporado ao Governo Federal e passou a ser residência oficial de verão dos presidentes da República. Desde então, por ali passaram Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Brás, Epitácio Pessoa, Artur Bernardes, Washington Luiz, Getúlio Vargas, Gaspar Dutra, Café Filho, Juscelino Kubitschek, João Goulart e Costa e Silva. No verão de 1996/1997, quando o Palácio estava completando 100 anos na função de residência oficial do governo, a tradição foi reinventada. Através de um gesto ritual, a presidência da República voltou a se instalar no Palácio Rio Negro.

Foi no entanto, no Governo de Hermes da Fonseca, que o Palácio viveu talvez o seu momento mais brilhante, com a realização do casamento do Marechal Hermes com Nair de Teffé, então célebre não só por sua beleza como por sua inteligência, pois notabilizou-se por suas mordazes charges, que publicava na imprensa sob o pseudônimo de Rian.

O seu mais assíduo freqüentador foi o Presidente Getúlio Vargas, que nos 18 anos que esteve à frente do País, não deixou de passar um só verão em Petrópolis.

Endereço: Avenida Koeler , 255  – Centro Histórico - Petrópolis - RJ - CEP 25.688-900
Um canal de comunicação de múltipla via sobre o Palácio Rio Negro (Museu da República/IBRAM/minC).

Indicativo: Próximo à Praça da Liberdade e á Catedral
Telefones: (24)  24-2246-2423

Blog: palaciorionegro.blogspot.com
Twitter:@palaciorionegro



 

disque turismo
Programação dos filmes em cartaz