Boa tarde!           Quinta 25/04/2024   13:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Cursos de Capacitação em Primeiros Socorros para os Servidores Municipais começam em Julho
Cursos de Capacitação em Primeiros Socorros para os Servidores Municipais começam em Julho
27/06/2022 - 20:33 - Os cursos de capacitação em primeiros socorros para todos os servidores do município começam na próxima semana, dia quatro de julho. Os primeiros a receberem o treinamento serão os estagiários de diferentes setores da administração, principalmente os da Educação, que atuam nas unidades de ensino da rede municipal. A capacitação será feita por profissionais do NEP/Samu - Núcleo de Educação Permanente sob a supervisão da Secretaria de Saúde.
 
Os servidores vão receber instruções de como salvar vidas com manobras e ações simples que podem fazer a diferença nos primeiros socorros de crianças, adultos ou idosos. Também vão aprender como desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar, imobilização de fraturas, contenção de hemorragias, entre outros. O curso terá um treinamento de, no mínimo, quatro horas de duração, sendo duas horas de aulas teóricas e mais duas de atividades práticas.
 
“Os profissionais, principalmente da Educação, receberão qualificação e habilidade técnica e treinamento específico em primeiros socorros. Esse treinamento vai dar mais segurança tanto para os servidores que trabalham nas nossas repartições quanto aos frequentadores. E nas unidades de ensino os pais se sentirão mais seguros sabendo que existem pessoas aptas a socorrer seus filhos no caso de alguma necessidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
 
A lei municipal que obrigada o curso de primeiros socorros para todos os servidores foi sancionada na última sexta-feira (24) e prevê ainda a capacitação para todos os que ingressarem no serviço público e passará a ser exigida em concursos e processos seletivos. O treinamento também será feito em instituições do terceiro setor que lidam com crianças e adolescentes. “A execução desse projeto é a resposta do município à necessidade de se ter um profissional que atue, não só na Educação, mas nos diferentes setores da Prefeitura, capacitado para atuar em situações de urgência e emergência”, frisa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
 
O coordenador do Samu, Cláudio Morgado explica que com a capacitação, os servidores poderão atuar em qualquer situação de urgência e emergência. “Seja na escola ou em qualquer setor da Prefeitura, inclusive em suas residências ou em deslocamentos, bem como acionar o socorro mais qualificado no menor tempo possível”, disse.  

A secretária de Educação Adriana de Paula ressalta que o curso vai qualificar ainda mais o ambiente escolar além de trazer segurança para toda a comunidade. “Vamos promover essa capacitação em conjunto com a Secretaria de Saúde. O treinamento vai acontecer em grupos, seguindo um cronograma para conseguirmos atender o maior número possível de profissionais”, explicou a secretária.
 
Lei Lucas tem efeitos ampliados em Petrópolis
 
O governo municipal regulamentou a Lei Lucas - Lei Federal nº 13.722 - tornando seus efeitos mais amplos abrangendo também servidores, terceirizados, estagiários de todos os setores da administração pública e instituições do terceiro setor que lidam com crianças e adolescentes no curso obrigatório de primeiros-socorros.

Carla Cavalcante
Programação dos filmes em cartaz