Boa noite!           Sexta 19/04/2024   20:43
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Pesquisa Nacional de Saúde Bucal será realizada pela Primeira Vez em Petrópolis
Pesquisa Nacional de Saúde Bucal será realizada pela Primeira Vez em Petrópolis
24/06/2022 - 19:15 - Petrópolis está entre os 422 municípios do país a participar do SB Brasil – a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Esta é a primeira vez que a cidade é sorteada para integrar o questionário epidemiológico que avalia a condição da saúde bucal da população. O estudo servirá como base para o desenvolvimento de políticas públicas a nível nacional, regional e estadual.

A partir desta segunda-feira (27), as equipes da Secretaria de Saúde já estarão nas ruas fazendo as visitas domiciliares e conversando com os moradores. “Esse estudo possibilita a elaboração de programas que garantam a promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, não só para os municípios participantes, mas para todo país. Sem dúvida, os petropolitanos sairão ganhando, pois teremos o perfil do município para esta área da saúde. Nos sentimos honrados em poder dar essa contribuição”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Conduzido pelo Ministério da Saúde (MS), o último levantamento realizado no país aconteceu no ano de 2010, mas não passou por Petrópolis. “É um trabalho importante pois através das informações obtidas ações mais eficazes junto ao SUS poderão ser elaboradas. Esse é o objetivo da pesquisa”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

A coordenadora técnica da pesquisa em Petrópolis, Norma Pontes explica que a região do Itamarati foi a sorteada pelo Ministério da Saúde para receber a pesquisa. Crianças de 5 e 12 anos, adolescentes de 15 a 19 anos, adultos de 35 a 44 anos e idosos com idade entre 65 e 74 anos serão avaliados. A equipe de campo é composta por três pessoas: uma agente comunitária de saúde da região e duas profissionais de saúde bucal que atuam no Posto de Saúde da comunidade. “É fundamental que as pessoas participem para podermos traçar os perfis. Mas a população com receio não abre a porta, porém, além do crachá, a equipe estará usando jalecos e bolsas do SB Brasil, enviados pelo MS”, garante a coordenadora técnica.

Carla Cavalcante
Programação dos filmes em cartaz