Boa tarde!           Tera 28/06/2022   14:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Câmara Municipal aprova Criação de Protocolo de Primeiro Atendimento a Animais Silvestre através da COBEA
Câmara Municipal aprova Criação de Protocolo de Primeiro Atendimento a Animais Silvestre através da COBEA
24/05/2022 - 17:05 - A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão plenária desta terça-feira (24), uma indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que solicita a criação de um protocolo de primeiro atendimento a animais silvestres através Coordenadoria de Bem Estar Animal – Cobea, em Petrópolis.

Atualmente, a fiscalização e apreensão de silvestres ficam a cargo dos governos estadual e federal (Ibama e Inea), porém, os órgãos municipais - neste caso, a Cobea - são os primeiros a serem acionados. “Em Petrópolis, são muitas as ocorrências em que animais silvestres são vítimas de maus-tratos e acidentes, especialmente de trânsito, e a agilidade nos primeiros socorros é fundamental para que o animal seja encaminhado com vida aos órgãos ambientais competentes. Portanto, se houver um protocolo a ser seguido por profissionais capacitados, mais animais serão salvos”, relata Domingos.

O vereador defende, desde o início de seu mandato, a reestruturação da Cobea, medida que vai ao encontro com tal proposta aprovada hoje na Câmara. “Esta indicação tem como objetivo capacitar ainda mais a Coordenadoria de Bem Estar Animal para que possa cumprir com o mandamento constitucional de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações”, explica.

- Eu, como protetor, quero pensar em soluções inteligentes para cuidar dos animais. Realmente, não conseguimos interferir na escala estadual ou federal, mas podemos criar alternativas em nível municipal para atender essa demanda, criando, então, um protocolo de atendimento especializado”, finaliza Domingos Protetor.

A indicação legislativa segue para análise da Prefeitura.

Ascom/CMP
Programação dos filmes em cartaz