Boa tarde!           Tera 28/06/2022   16:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Encontro de Inovação é Sucesso entre Jovens das Redes Pública e Privada de Ensino em Petrópolis-RJ
Encontro de Inovação é Sucesso entre Jovens das Redes Pública e Privada de Ensino em Petrópolis-RJ
Iniciativa ofereceu ferramentas de Design Thinking como estratégia na busca por soluções em prol da reconstrução da cidade

24/05/2022 - 14:27 - Inspirador. Essa palavra traduz o que foi o Innovation Camp - Bem Petrópolis, realizado no último sábado, 21, no Serratec, bairro Quitandinha. O evento mobilizou cerca de 40 estudantes das redes pública e privada que, juntos e misturados, utilizaram um conjunto de ferramentas a fim de solucionar uma “dor” do município. A iniciativa foi realizada pela Junior Achievement Rio de Janeiro e pela Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, com o apoio das instituições locais  SOS Serra e Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana.

Durante o encontro, alunos do Colégio e Curso PRW e dos colégios estaduais Araras e Irmã Cecília Jardim contaram com o suporte de quase 30 voluntários da JA Rio de Janeiro e da Ancar Ivanhoe. O objetivo dos participantes durante o programa foi encontrar maneiras para impedir a evasão de potências jovens da cidade, além de estimular e dar esperança para aqueles que não têm condições de seguir a vida em outros locais. O resultado da iniciativa, no entanto, beneficia toda a população.

“A proposta da aplicação não era trazer à tona, mais uma vez, os problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos meses, mas sim motivar os jovens de Petrópolis a pensarem nas oportunidades que esta maravilhosa cidade tem a oferecer. Ao final de sete horas de trabalho, foram apresentadas dez ideias para uma banca avaliadora, cada grupo trouxe uma solução, todas muito interessantes e cabíveis de aplicação. E qual foi o ganho de todos que se voluntariaram para passar este sábado juntos? Fizemos a diferença! E isso só foi possível porque unimos força, vontade, inquietação, educação e metodologia. Uma junção que nunca dá errado”, diz Graziella Castilho, presidente da JA Rio de Janeiro.

Dez grupos foram formados no auditório a fim de exercitar as soft skills, habilidades e competências fundamentais para qualquer pessoa ter sucesso no século XXI: criatividade, multidisciplinaridade, resiliência, capacidade de solucionar problemas complexos por meio de soluções simples, espírito de trabalhar em equipe de forma colaborativa, autonomia para tomar decisões, saber buscar oportunidades, ser flexível, ter uma postura proativa, inteligência emocional e capacidade de se comunicar.

O juri, formado por Lucimar Cunha, diretora da FAETERJ Petrópolis; Marcelo Carius, diretor do Serratec e CEO da Neki; Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe; Patrícia Salamonde, da associação SOS Serra; e Sandro Pizzatto, head de Estratégia e Transformação Digital da Ancar Ivanhoe; avaliou as propostas seguindo critérios previamente estabelecidos e apresentados durante o evento.

Os três primeiros colocados foram: em primeiro lugar, Grupo 5, com o App BemPetro, que visa conectar jovens petropolitanos ao mercado de trabalho; em segundo, o Grupo 7, com o App Connect Petrópolis, que pretende mostrar o que há de melhor no município; e, em terceiro, o Grupo 1, com o App OrientaTec, voltado para a orientação vocacional de jovens que ainda não decidiram quais carreiras seguir.

A expectativa agora é que o projeto sugerido pelo grupo primeiro colocado saia do papel. Segundo Thaís Ferreira, gerente-executiva do Serratec, os estudantes serão convidados para, em conjunto com alunos do programa de residência da instituição e da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, estruturar melhor o projeto, organizando os requisitos básicos do aplicativo e produzindo um primeiro protótipo.

“O Innnovation Camp – Bem Petrópolis foi um sucesso. Encerramos o programa com a participação de quase 50 jovens. Foi um dia repleto de trabalho, criatividade, colaboração, inovação, trocas e aprendizados. Os projetos criados ao longo da jornada foram apresentados para uma banca de jurados e, apesar da escolha de três projetos como vencedores, todos os jovens que participaram são campeões. Não somente por suas ideias, mas – principalmente – por estarem dispostos a aprender e a contribuir. Após participar e ver de perto os resultados da iniciativa, tenho a certeza de que o Innovation Camp é um programa eficaz para a resolução de dores (das pessoas, das empresas e da sociedade), para geração de novas ideias e para a potencialização de transformações”, afirma Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe.

O encontro terminou com um depoimento emocionante da estudante Luma de Oliveira, do Colégio Estadual Araras, participante do grupo campeão. “Quero deixar um agradecimento especial para a minha mãe, que ontem me esperou até tarde para poder assinar o papel autorizando a minha participação aqui. Estava um pouco receosa, achando que perderia tempo e que hoje poderia descansar, já que amanhã eu trabalho. Mas não me arrependo nem um pouco, superou todas as minhas expectativas. Eu amei esse dia, estou muito agradecida por tudo”, concluiu a jovem.

Sobre a Junior Achievement

A JA Worldwide é uma das maiores ONGs voltadas para jovens do mundo. A instituição, indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022, prepara jovens para um mundo de possibilidades, com foco no mercado de trabalho e no empreendedorismo. Há mais de 100 anos, oferece soluções práticas, aprendizagem experiencial para o mercado de trabalho, alfabetização financeira e empreendedorismo. A cada ano, quase 600 mil voluntários e professores atendem mais de 10 milhões de estudantes em mais de 100 países. No Rio de Janeiro desde 1999, atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas educacionais que difundem a prática da livre iniciativa, com ética e responsabilidade social. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, que são realizados em parceria com as secretarias de Educação do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de educadores, voluntários e gestores, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes e jovens para a vida em todas as suas dimensões.

Para saber mais sobre nossos programas e iniciativas, acesse: https://jarj.org.br

Sobre a Ancar Ivanhoe

A Ancar Ivanhoe é uma das maiores plataformas de shopping center de capital privado no Brasil e tem como um dos nossos principais valores fazer a diferença. Com mais de 45 anos de experiência como proprietária e gestora de empreendimentos comerciais, a empresa conta com a participação em um portfólio nacional diversificado de 24 shoppings espalhados pelas cinco regiões do país. Com mais de 4,5 mil lojas, possui uma equipe de gestão forte e empenhada em oferecer uma experiência de compra única e inovadora aos 26 milhões de consumidores que frequentam mensalmente os shoppings do grupo.

Sobre as Instituições Locais que apoiam a Iniciativa

A SOS SERRA é uma associação sem fins lucrativos criada para melhorar a qualidade de vida em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A associação nasceu há menos de um ano, para ajudar as vítimas da crise financeira gerada pela pandemia do covid-19. A ação de distribuição de cestas básicas começou em abril de 2021 de maneira informal e, em agosto, a  associação foi formalizada. Desde o dia 15 de fevereiro, a SOS SERRA trabalha diariamente para minimizar o sofrimento das vítimas das enchentes e deslizamentos na cidade. A associação atuou no primeiro momento após as chuvas com ajuda emergencial aos desabrigados e desalojados, por meio de distribuição de roupas, calçados, alimentos, itens de higiene e limpeza, ração, material para equipes de resgate e muito mais. A SOS SERRA continua prestando essa ajuda e fazendo mais. Está ajudando muitas famílias que perderam suas casas e recomeçarem suas vidas, por meio de doação de geladeiras, fogões, móveis, utensílios domésticos etc. Todos esses itens foram comprados com recursos financeiros doados à SOS SERRA por indivíduos, empresas e organizações não governamentais. A associação tem planos de atuar em projetos de mais longo prazo, principalmente, melhorando a educação na cidade.

Já o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público. Liderado pelo setor empresarial, contempla na sua governança universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais e agências de fomento, com foco no desenvolvimento do arranjo produtivo do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Região Serrana do Rio de Janeiro. Os pilares estruturantes do Serratec são qualificação profissional na área de tecnologia, apoio e geração de novos negócios para empresas, atração de novos empreendimentos para a região e inovação aberta. Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne 200 empresas, fatura mais de 800 milhões e gera cerca de quatro mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.

Mõnica Hing
Programação dos filmes em cartaz