Boa noite!           Quinta 25/04/2024   20:43
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Programação Primorosa encerra a Série “CONCERTOS CLÁSSICOS” no Cineteatro do Museu Imperial neste Domingo dia 09/01 ás 12h
Programação Primorosa encerra a Série “CONCERTOS CLÁSSICOS” no Cineteatro do Museu Imperial neste Domingo dia 09/01 ás 12h
Violinista Daniel Guedes e pianista Patricia Glatz se apresentam com entrada Franca

06/01/2022 - 15:05 - O Cineteatro do Museu Imperial - local tradicional dos concertos mensais que a Sociedade Artística Villa-Lobos realiza há mais de 50 anos em Petrópolis - apresenta neste domingo, dia 9, ao meio-dia, o premiado violinista Daniel Burlet acompanhado da pianista Patricia Glatz, com entrada franca, encerrando a série “Concertos Clássicos”. No programa, Brahms, Antonin Dvorák, Villa-Lobos e Henrique Oswald.

A série “Concertos Clássicos”, pela primeira vez presente na programação do Natal Imperial, visa dar um panorama de vários estilos de música, com a curadoria do Instituto Dell’Arte.  Foi oferecido uma programação variada, desde a soprano petropolitana Anna Hannickel e o barítono Rafael Siano acompanhados pelo piano de Claudio D'Avila, apresentando um repertório com árias de ópera, operetas e canções natalinas, passando pelo Trio 3 por 8 com música medieval e instrumentos de época, o Duo Querubim  de voz e acordeon, com árias de ópera e canções brasileiras, o Trio Gavotte  em um repertório de Bach e Beethoven, o já famoso Trio Aquarius com um passeio da Rússia até Buenos Aires e o premiadíssimo pianista, também petropolitano, Daniel Burlet, com obras de Liszt, Oswald e Villa-Lobos.
 
“Fico muito orgulhosa por termos chegado até aqui. São mais de 50 anos promovendo a Sociedade Artística Villa-Lobos e 20 anos produzindo o Festival de Inverno, sempre com muita disposição de realizar um trabalho de qualidade artística. Considero o Natal Imperial um grande momento cultural para Petrópolis”, comemora a Presidente do Instituto Dell’Arte, Myrian Daueslberg.
 
DANIEL GUEDES

Carioca, nascido em 1977, Daniel iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1991 ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres, tendo sido aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music. Posteriormente cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no Pinchas Zukerman Performance Program. Estudou música de câmera com Sylvia Rosenberg, Isidore Cohen e Arnold Steinhardt e regência com Pinchas Zukerman e Mika Eichenholz. Foi vencedor de vários concursos, destacando-se o Jovens Concertistas Brasileiros, com apenas 13 anos de idade, e a Waldo Mayo Memorial Award, em Nova York, prêmio que lhe valeu concerto no Carnegie Hall tocando o Concerto n°1 de Max Bruch.
 
PATRICIA GLATZ

Nascida em Juiz de Fora (MG), Patrícia Glatzl iniciou os estudos de piano com a professora Denise Costa em Viçosa. Foi aluna do professor Benito Taranto, da pianista Lícia Lucas e formou-se pela UNIRIO na classe do professor Claudio Dauelsberg. É mestre em Práticas Interpretativas pela UFRJ e foi aluna da professora Myrian Dauelsberg que a orienta até os dias de hoje. Recebeu diversos prêmios e se apresentou em importantes séries, Salas de Concerto e Festivais, como na Sala Cecília Meireles, Sala de Concerto da Rádio MEC, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Palácio das Artes em Belo Horizonte, MASP em São Paulo, Teatro J. Safra, Festivais de Inverno de Petrópolis e Friburgo, Concertos da SAV em Petrópolis, Pianofest, Teatro Municipal do RJ, entre outros. Apresentou-se em programas da TV Cultura, TV Brasil e TV Globo. Obteve 1º lugar no concurso Maria Teresa Madeira (2006), foi vencedora do III Concurso Jovens Solistas da OSMG (2012) e do concurso para solista da orquestra da Unirio (2007). Obteve prêmios como melhor intérprete de Bach do concurso nacional de piano de Governador Valadares (1999), e do concurso Arnaldo Estrella (2010), e a foi contemplada com a Comenda Carlos Gomes (2015), prêmio da Ordem do Mérito Cultural, conferida pela SBACE. Apresentou-se como solista de diversas Orquestras, dentre as quais a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, em que interpretou o Concerto Número 1 de Liszt sob regência do Maestro Roberto Tibiriçá. Com a Orquestra Cesgranrio interpretou o Concerto Número 4 de Beethoven no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Como camerista, apresentou-se com o Quarteto da Guanabara e com o violinista Daniel Guedes. Sob a regência do Maestro Vantoil de Souza, com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, interpretou o Concerto Número 2 de Rachmaninoff em 2017. Sob regência do Maestro Daniel Guedes, interpretou o concerto de Rachmaninoff 2 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro no mesmo ano. Patrícia Glatzl tem uma atividade profissional diversificada, atuando como dublê de mãos em novelas da Globo. A pianista também tem se dedicado à atividade docente, ministrando aulas práticas e teóricas de piano e musicalização para crianças e adultos.

A programação completa do Natal Imperial está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações no Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516.
 
Serviço Concertos Clássicos - Cineteatro do Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220
Tel.: +55 24 2233-0300
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis – RJ,
Cep: 25610-320

Entrada franca

09/01/2022 – domingo, às 12h
Daniel Burlet, violino e Patricia Glatz, piano

PROGRAMA:

J. Brahms - Sonata n.1 para violino e piano Op.78
Antonin Dvorák - Quatro Peças Românticas Op.75
H. Villa-Lobos - Improviso n.7
H. Oswald - Romance n.2
J. Brahms - Scherzo
 
Reg Murray
Programação dos filmes em cartaz