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Bancos, com o Mutirão Nacional em Novembro, elevam para 18,7 milhões o Total de Contratos Renegociados no Período da Pandemia
Mobilização da FEBRABAN, Banco Central, Senacon e Procons fez procura por negociação aumentar em quase 37% e mais de 1,7 milhão de contratos foram repactuados

05/01/2022 - 11:26 - Com o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira de novembro, a renegociação de dívidas bancárias no período da pandemia alcançou volume histórico de 18,7 milhões de contratos repactuados, num total de R$ 1,1 trilhão de saldo devedor renegociado. Apenas em novembro, a mobilização da FEBRABAN, dos bancos associados, Banco Central, da  Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons permitiu que mais de 1,7 milhão de contratos fossem repactuados, aumento médio de 36,7% na procura por negociações comparado ao mês anterior.

Esses valores trouxeram alívio financeiro imediato para empresas e consumidores. Os acordos realizados contribuem para o controle da inadimplência do sistema bancário, que segue em um patamar historicamente baixo, atualmente em 2,2%, abaixo das taxas registradas nos meses anteriores à crise, quando superavam os 3% ao ano. Essa queda da inadimplência decorre dos programas emergenciais, da renegociação de dívidas e do prazo de carência das linhas concedidas durante a pandemia.

“A renegociação de dívidas mostra o foco dos bancos em seus clientes e em novembro também tivemos o papel importante de levar orientação financeira ao consumidor, que é fundamental para que ele evite o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira”, avalia Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN, que completa: “Os bancos tiveram uma atuação fortemente proativa durante a pandemia, e o setor bancário segue desempenhando um papel fundamental, irrigando a economia e mitigando os impactos negativos da crise.”

"Foi um sucesso extraordinário! Os dados do Mutirão Nacional comprovam o êxito das parcerias voltadas para a renegociação de dívidas entre Senacon, Procons, FEBRABAN e demais instituições. Vemos mais efetividade com a Lei do Superendividamento que trouxe clareza nas etapas de renegociação e a plataforma ConsumidorGovBR  se consolida como um instrumento fundamental, tanto por ter centenas de fornecedores cadastrados, mas também por manter 80% da resolução das demandas negociadas”, diz Juliana Domingues, secretária Nacional do Consumidor.

O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira é uma das iniciativas do acordo de cooperação técnica assinado entre a FEBRABAN e o Banco Central para desenvolver ações coordenadas de educação financeira. A última edição do Mutirão realizado em 2019 contou com a repactuação de dívidas de 820 mil consumidores.

Além do Mutirão Nacional, a FEBRABAN tem promovido ao longo do ano mutirões de renegociação de dívidas em parceria com Procons e outros órgão de defesa do consumidor, sendo que 220 órgãos participaram da inciativa, por meio da plataforma ConsumidorGovBr. A cada 10 consumidores que recorrem à plataforma, 8 têm a sua demanda solucionada.

A novidade deste ano é que a iniciativa também contou com a parceria da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todo o país, permitindo que as repactuações fossem feitas por meio da plataforma, além dos canais internos dos bancos.

O foco em educação também foi um dos diferenciais do mutirão, que disponibilizou uma página eletrônica exclusiva com o objetivo de auxiliar os devedores a se preparar para a negociação em si, com informações sobre: como descobrir quais são suas dívidas, quando vale a pena participar do mutirão, quanto do orçamento pode ser destinado ao pagamento de dívidas no momento da negociação. A página também disponibilizou acesso à nova plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia FEBRABAN, lançada este ano.

O evento contou com a campanha “A saúde do seu bolso”, com o especialista em bem-estar Marcio Atalla, destacando os benefícios do controle financeiro para a saúde e bem-estar do consumidor. O conteúdo da campanha com foco na renegociação e orientação financeira alcançou mais de 55 milhões de consumidores por meio das redes sociais, influenciadores e programas de rádio e TV. O Mutirão também teve ampla repercussão, com 1.062 citações por veículos de imprensa.

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
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