Boa tarde!           Sexta 19/04/2024   17:32
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura antecipa Segunda Dose da Pfizer para Vacinados até 30/08
Prefeitura antecipa Segunda Dose da Pfizer para Vacinados até 30/08
Grupo pode receber a segunda dose antecipada a partir desta segunda-feira (25/10)

23/10/2021 - 08:10 - Pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 do laboratório Pfizer/BioNTech até o dia 30 de agosto podem receber a segunda dose do imunizante a partir desta segunda-feira (25/10). A antecipação na aplicação da segunda dose da vacina - de 12 para oito semanas - segue a recomendação do Ministério da Saúde, que anunciou no mês passado a redução no intervalo necessário entre as doses para a conclusão da imunização. O anuncio foi feito pelo prefeito Hingo Hammes e pelo secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho nesta sexta-feira (22/10).

“A população petropolitana entendeu a importância da vacinação e vem abraçando a campanha. Temos hoje mais de 90% da população maior de 12 anos vacinada com pelo menos uma dose e 61% destas pessoas já concluíram o esquema de vacinação com a segunda dose ou dose única do imunizante. Mas para vencermos a pandemia, precisamos alcançar o maior número possível de petropolitanos vacinados. A antecipação da segunda dose da Pfizer certamente irá contribuir neste sentido”, destaca o prefeito Hingo Hammes.

Na semana passada a prefeitura anunciou a antecipação da segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer entre 23 de julho e 11 de agosto. “Este grupo pode se vacinar neste sábado. Na segunda daremos mais um passo para a conclusão da imunização daqueles que se vacinaram até o dia 30 de agosto – grupo que terá completado na data as oito semanas necessárias para o intervalo. A antecipação está sendo feita de forma escalonada para que a vacinação siga de forma organizada e respeitando o prazo de oito semanas, necessário entre a aplicação das doses, conforme orienta o Ministério da Saúde. E seguiremos anunciando os demais períodos para antecipação”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

O secretário lembra que de imediato, após o recebimento da orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde passou a antecipar o prazo, estabelecendo as oito semanas para as pessoas vacinadas a partir daquela data. “Quem foi vacinado a partir daquela data, já teve intervalo reduzido, mas era necessário organizarmos a antecipação para a aplicação daqueles que já têm o agendamento no cartão de vacina para 12 semanas, pois estes também devem concluir a imunização em oito semanas. Para isso foi preciso um planejamento, considerando a chegada de novos lotes, que nos permite ter em estoque vacinas em quantidade suficiente para atender as pessoas, e também que a equipe da Divisão de Imunização fizesse o levantamento em relação aos prazos, convocando as pessoas para receberem a vacina na data certa”, pontua Aloisio Barbosa.

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas vacinadas com a Pfizer verifiquem no cartão de vacinação o dia em que receberam a primeira dose, acompanhem as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde para verificar se já podem receber a segunda dose, que será aplicada no mesmo local em que a pessoa recebeu a primeira”, explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa, lembrando que para a segunda dose, não é necessário agendamento.

“No momento da vacinação a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe, CPF e documento de identidade com foto”, explica o secretário Aloisio Barbosa.

Gapascom
Programação dos filmes em cartaz