Boa noite!           Tera 23/04/2024   21:56
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura divulga Calendário para antecipação de Segunda Dose da Vacina Pfizer
Prefeitura divulga Calendário para antecipação de Segunda Dose da Vacina Pfizer
Antecipação de 12 para 8 semanas em quem tomou a vacina antes de 1º de outubro começa de forma escalonada a partir desta segunda-feira (18/10)

É necessário estar atento ao calendário

16/10/2021 - 11:01 - A Secretaria de Saúde de Petrópolis anunciou um calendário para a antecipação da segunda dose da vacina Pfizer, de 12 para oito semanas, em pessoas que receberam a primeira dose do imunizante antes da mudança no prazo de intervalo, anunciado pelo Ministério da Saúde no mês passado. O anúncio foi feito pelo prefeito Hingo Hammes e pelo secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho. O planejamento para a antecipação da aplicação em pessoas que tomaram a primeira dose antes do anúncio do governo federal será possível em função da chegada de novos lotes de vacinas, o que garante quantidade suficiente do imunizante para a redução do intervalo entre as doses também neste público. Para que o atendimento seja feito de forma organizada e todos encontrem a vacina no ponto de vacinação em que receberam a primeira dose, a Secretaria de Saúde fará a vacinação de forma escalonada, por períodos.

Na segunda-feira e na terça-feira, dias 18 e 19/10, serão vacinadas as pessoas que receberam a primeira dose entre os dias 23 e 31 de julho. Aqueles que receberam a primeira dose entre os dias 2 e 7 de agosto, devem retornar ao ponto de vacinação nos dias 20 ou 21 /10 para receber a segunda dose. Já quem recebeu a vacina da Pfizer entre 9 e 11 de agosto, precisa retornar para receber a segunda dose do imunizante nos dias 22 e 23 deste mês.   

“De imediato, após o recebimento da orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde passou a antecipar o prazo, estabelecendo as oito semanas para as pessoas vacinadas a partir daquela data. Mas, para antecipar também a vacinação daqueles que tinham tomado a primeira dose antes, era preciso ter vacinas em quantidade suficiente para atender este público. Fizemos todo o planejamento e verificamos que, agora, temos vacinas para fazer a antecipação também para este público”, explica o prefeito Hingo Hammes.

“A orientação neste caso é para que as pessoas vacinadas com a Pfizer fiquem atentas ao calendário e as atualizações que iremos divulgar com as próximas datas. É importante que as pessoas verifiquem no cartão de vacinação o dia em que receberam a primeira dose e confiram no calendário a data prevista para retornar para a segunda dose, que será aplicada no mesmo local em que foi aplicada a primeira dose”, orienta o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que para a segunda dose, não é necessário agendamento. É importante lembrar que, no caso da Casa de Portugal, o ponto de vacinação foi transferido para o Hipermercado Extra. Nesta segunda-feira feira o ponto de vacinação do Extra não estará funcionando, em função do feriado pelo Dia do Comerciário. A orientação é para que as pessoa que precisam tomar a segunda dose da vacina compareçam na terça-feira ou se dirijam ao ponto de vacinação do Hipershopping, no Alto da Serra, que estará funcionando normalmente na segunda-feira, com vacinação das 9h às 16h.

“Para a organização, é importante que as pessoas respeitam a data prevista no calendário, retornando ao local de vacinação na data especificada. Isso é fundamental para a logística de distribuição das vacinas, para que as pessoas encontrem o imunizante no posto no momento em que forem se vacinar. Também é preciso que, no momento da vacinação a pessoa apresente o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe”, explica o secretário Aloisio Barbosa.

Até quinta-feira (14/10), Petrópolis tinha 241.559 pessoas já haviam recebido pelo menos uma dose da vacina. Destas, 226.999 são maiores de 18 anos, o que significa 93,77% da população adulta vacinada. Também receberam a primeira dose, 14.560 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, o que representa 44,12%  dos adolescentes nesta faixa etária.  O município tem ainda 154.405 pessoas que receberam a segunda dose ou a dose única da vacina, o que significa que 63,78% dos adultos concluíram o esquema de vacinação necessário para a imunização.

Jaqueline Ribeiro
Programação dos filmes em cartaz