Bom dia!           Quinta 25/04/2024   10:22
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Prefeitura, por Meio da Defesa Civil, lança Série de Podcasts sobre Prevenção a Incêndios Florestais - dia 23/10 a partir 9h
Prefeitura, por Meio da Defesa Civil, lança Série de Podcasts sobre Prevenção a Incêndios Florestais - dia 23/10 a partir 9h
Conteúdo elaborado pelos PFestival das Comunidades acontece no Parque Cremerie no próximo sábado (23/10)

16/10/2021 - 08:30 - O Parque Cremerie recebe o Festival das Comunidades no próximo sábado, dia 23 de outubro. A partir das 9h, a equipe de profissionais de Educação Física da secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL) vai realizar atividades para crianças e adultos até as 12h. A ação será realizada seguindo todos os protocolos vigentes de segurança contra a Covid-19.

O intuito da prefeitura é agraciar os moradores dos bairros Quitandinha, Valparaíso, Siméria e Independência. A iniciativa é da SEPJIL em parceria com a Turispetro, que administra o Parque Cremerie. “A localização do Parque é privilegiada. Além disso, conta com uma estrutura em que será possível realizar atividades diversas para crianças e adultos”, garante Leandro Kronemberger, secretário da SEPJIL.

O Festival das Comunidades foi criado para estimular a prática esportiva nos bairros. "Criamos o programa em 2017, quando eu fui Secretário de Esportes do município, e foi muito bem aceito nos locais em que realizamos na época. É uma atividade itinerante e que abre espaço para pessoas de todas as idades participarem", ressaltou o prefeito Hingo Hammes.

Samir El Ghaoui, secretário da Turispetro, falou da satisfação em ver o espaço público novamente sendo utilizado pelas famílias petropolitanas, principalmente em atividades relacionadas ao esporte. "Desde o início do ano a Prefeitura vem implementando uma série de melhorias estruturais no Cremerie e, graças a isso, o local voltou a ser um dos mais procurados pelas famílias para o lazer, a prática de esportes e a integração social, principalmente nos finais de semana. Temos uma infraestrutura pronta para receber o festival", disse o secretário, lembrando que no local já vêm sendo realizadas regularmente atividades esportivas e recreativas.

Em 2021, o Festival das Comunidades já foi realizado nas quadras comunitárias do Atílio Marotti, Moinho Preto (Vila São Francisco), Vila Rica, Bela Vista, 24 de Maio e no Duques. Em Cascatinha, em virtude da chuva, a realização do programa precisou ser adiada. É uma atividade itinerante e que acontece por toda a cidade. “Vamos agraciar todas as regiões da cidade até o fim do ano com muito esporte e lazer, promovendo saúde e qualidade de vida", completou Berg.rofissionais de Defesa Civil será disponibilizado na plataforma Educa em Casa e no site oficial do órgão

18/10/2021 - 18:25 - O governo municipal, por meio da Secretaria de Defesa Civil e Ações e Ações Voluntárias lança uma série de podcasts, com quatro blocos, sobre a prevenção a incêndios florestais. A iniciativa reúne orientações para o período de estiagem, quando a cidade enfrenta dias de temperatura mais elevada, que, associada à baixa umidade relativa do ar, resulta em maior incidência de fogo em vegetação. O material, produzido com a participação dos próprios agentes que atuam diretamente em ocorrências desta natureza, foi elaborado como colaboração ao Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) e vai ser disponibilizado no site da Defesa Civil (https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/) e na plataforma Educa em Casa, da Secretaria de Educação do município.

A série de podcasts é mais uma ferramenta de orientação para a população. Anteriormente, a Defesa Civil também lançou a cartilha “Incêndios Florestais em Petrópolis”, que reúne orientações para a população e está disponível em formato digital no site da secretaria (https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/index.php/defesa-civil-orienta/cartilhas.html). “Estamos em um novo tempo e precisamos que informações importantes cheguem da forma mais dinâmica possível ao nosso público alvo. Com os podcasts acreditamos que será possível multiplicar ainda mais essas orientações, fazendo com que cheguem à população de forma geral”, disse o prefeito Hingo Hammes.

Dividido em quatro blocos, os podcasts pretendem mostrar como é a atuação do profissional da Defesa Civil, em apoio ao Corpo de Bombeiros, no combate ao incêndio florestal. No primeiro programa, o público tem a possibilidade de ouvir um pouco das experiências de campo, dos riscos e dificuldades da ação para o controle de um incêndio. O agente Rodrigo Brito relata situações vividas ao longo dos 20 anos de atividade. “Essa foi uma grande oportunidade de mostrar para a população o nosso trabalho. Conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção faz parte da nossa rotina”, destacou Rodrigo.

Além de agentes de Defesa Civil, os podcasts contam com a participação de militares do Corpo de Bombeiros, atualmente cedidos para o órgão municipal, como é o caso do próprio secretário, o Tenente Coronel Gil Kempers, além de parte da equipe da atual gestão que trabalha na coordenação do atendimento a ocorrências. “No que se refere a incêndio florestal a Defesa Civil atua, em campo, como apoio para o controle de incêndios de grandes proporções. Ao longo de todo ano trabalhamos fortemente a questão da prevenção e esses podcasts nos pareceu uma ferramenta importante e de fácil disseminação das informações que queremos destacar”, pontuou o secretário, que participou de um dos podcasts em que falou sobre como deve ser a conduta da população na identificação de um foco de incêndio.

O diretor do setor de operações da Defesa Civil, o Major Leonardo Trancoso, deu sua contribuição ao alertar sobre as principais causas e os danos que os incêndios florestais causam para a cidade e população como um todo. “É muito importante que as pessoas saibam das consequências de um incêndio florestal, o quanto que impacta nas vidas das pessoas e inclusive, nos gastos que o poder público tem para o combate às queimadas”, destacou o diretor. Algumas das principais orientações de prevenção, como não queimar lixo, não soltar balões e não jogar guimba de cigarro acesa em local de vegetação seca foram parte das orientações que o subsecretário da Defesa Civil, o Tenente Coronel Marcelo Abreu destacou na sua participação no podcast.

“O intuito é fazer com que a população se sinta parte desse processo e, a partir da mudança de conduta, nos ajude a evitar ocorrências de incêndios que causam sérios danos ao meio ambiente, além de colocar vidas em risco”, destacou. Os podcasts já estão disponíveis para todo o público no site da Defesa Civil e, na plataforma do Educa em Casa, o material passa a fazer parte do conteúdo programático das aulas da rede municipal de ensino. “Essa é uma iniciativa de grande valor. O conteúdo tem muito a agregar na programação de aulas da nossa rede de ensino”, destacou o secretário de Educação, José Luiz de Souza Lima.

Vivian Dutra
Programação dos filmes em cartaz