Bom dia!           Terça 30/11/2021   11:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Ação em Saúde do Homem atende 52 pessoas no Independência
Ação em Saúde do Homem atende 52 pessoas no Independência
Prefeito Hingo Hammes acompanhou os atendimentos na unidade no último sábado (25)

27/09/2021 - 13:02  - Consulta multidisciplinar com médico, enfermeiro, dentista e psicólogo, realização de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis, atualização do cartão vacinal do homem, orientações sobre planejamento familiar e saúde do trabalhador, além de aferição de pressão arterial e glicose, e verificação de peso e altura para cálculo do IMC. Esses foram os serviços oferecidos ao público masculino na UBS Independência no último sábado (25), na Ação em Saúde do Homem.

O prefeito Hingo Hammes acompanhou os atendimentos ao público na unidade. “É muito bacana acompanhar de perto os homens buscando consultas e atendimentos em ações como essa. Queremos acabar com os preconceitos culturais que muitos homens têm e mostrar a importância do cuidado integral com a saúde. Com os atendimentos sendo realizados perto da residência deles, incentivamos esse auto cuidado”, disse ele, lembrando que a UBS Independência tem equipe com médico, enfermeiro, pediatra, psicólogo, fisioterapeuta, educadora física, fonoaudiologia e dentistas.

A Ação em Saúde do Homem foi uma realização da Prefeitura de Petrópolis, por meio das Áreas Técnicas da Saúde do Homem, Gabinete da Cidadania e Casa do Trabalhador. O Secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, também esteve presente na ação e ressaltou a necessidade da ação. "A mulher tem um cuidado maior com a saúde do que o homem. Esta ação é importante porque chama atenção para esta necessidade, busca conscientizar os homens de que eles também precisam de acompanhamento médico. Parabéns a todos envolvidos pelos atendimentos e consultas oferecidas. Já estamos recebendo pedidos de outras unidades de saúde do município para levar a ação para outros locais da cidade”.

Atendimento pela Internet facilita o Agendamento de Consultas

A UBS Independência é uma das nove unidades de Saúde de Petrópolis que disponibilizam o agendamento de consultas pelo sistema Consulta Fácil. O serviço oferecido pela Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de Saúde, para marcação de consultas em oito UBSs e no Centro de Saúde do Itamarati, de clínico geral e pediatria.

A coordenadora da UBS Independência, Cátia Rolim, conta como está sendo a adaptação à Consulta Fácil. “Antes, com as consultas sendo marcadas presencialmente, as pessoas ficavam na fila, já a partir da madrugada, esperando para marcar uma consulta. O Consulta Fácil facilita muito a vida das pessoas porque hoje elas conseguem marcar os médicos de casa. Não temos mais filas na porta da unidade”, conta ela, explicando que a unidade ainda mantém uma cota de vagas reservadas para pessoas que não têm acesso à internet.

Para marcar a consulta médica em uma das UBS pelo Consulta Fácil, basta acessar o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e clicar no banner “Consulta Fácil”, inserir seus dados e fazer o agendamento. Após a realizar a marcação da consulta, os usuários recebem por mensagens (via WhatsApp da Saúde) informações sobre seus pedidos de agendamentos para exames e consultas com especialistas na rede SUS. Além disso, caso o usuário não possa comparecer para a consulta na data marcada, ele pode fazer de forma remota o cancelamento do agendamento.

Luís Héber
Programação dos filmes em cartaz