Bom dia!           Sbado 20/04/2024   09:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Animais de Estimação > Vereador Domingos Protetor pede Prioridade para o Castramóvel
Vereador Domingos Protetor pede Prioridade para o Castramóvel
04/03/2021 - 20:41 - O vereador Domingos Protetor se reuniu, essa semana, com o prefeito interino, Hingo Hammes, com o objetivo de buscar informações sobre como se encontram os processos de compra de insumos e equipamentos para o Castramóvel Municipal. Na ocasião, o vereador solicitou ao Executivo agilidade no andamento das licitações e pediu prioridade para que o serviço de castração animal possa começar a atuar o mais rápido possível.

O Castramóvel, que é de propriedade da Prefeitura, chegou à cidade em janeiro de 2020 através de um convênio com o Governo Federal, por meio de uma emenda parlamentar do então deputado Otavio Leite. Na época, o equipamento foi apresentado à população, na Praça Dom Pedro, pelo prefeito Bernardo Rossi, porém, nunca funcionou, já que para isso eram necessários dois procedimentos: a regulamentação do Castramóvel junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária e a compra de insumos, equipamentos e medicamentos.

Devido à pandemia, a análise da solicitação de regulamentação para o Castramóvel funcionar só foi realizada pelo Conselho oito meses depois, em agosto de 2020. Logo após esta autorização, o governo Rossi abriu licitação para a compra de materiais e remédios para equipar o Castramóvel e o mesmo poder entrar em ação. Porém, de forma equivocada, a aquisição foi incluída em outros processos da Secretaria de Saúde, o que impossibilitou o fechamento dessa compra.

Já em 2021, o vereador Domingos Protetor tomou conhecimento da situação e, imediatamente, solicitou ao prefeito interino Hingo Hammes que fosse criado um novo processo de compras exclusivo para o Castramóvel. “O que foi anunciado nos últimos 15 dias do governo passado, dizendo que as castrações estavam prontas para começar, infelizmente, não corresponde com a verdade. Pois todos os processos licitatórios estavam parados e impossibilitados de continuar. Tudo precisou ser refeito e começado do zero”, conta Domingos Protetor.

O vereador espera dedicação do prefeito e do Departamento de Licitações da Prefeitura para entender que a atuação do Castramóvel é algo urgente. “Não se tem castração suficiente há mais de dez anos na cidade e, por isso, a situação dos animais em Petrópolis está caótica. Precisamos dar prioridade ao que é emergência pública”, finaliza.

Ascom/CMP
Programação dos filmes em cartaz