Boa noite!           Quarta 24/04/2024   20:49
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Educação lança projeto “Petrópolis Olímpica – Uma educação de valores” dia 02/03
Educação lança projeto “Petrópolis Olímpica – Uma educação de valores” dia 02/03
Objetivo é estimular a educação olímpica nas escolas

Iniciativa tem apoio do Comitê Olímpico Internacional

26/02/2021 - 16:48 - No próximo dia 2 de março, o prefeito interino Hingo Hammes lança, oficialmente, o projeto “Petrópolis Olímpica – Uma educação de valores”, que será promovido pela Secretaria de Educação nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal de Educação. O projeto prevê formações com as equipes das unidades escolares com o objetivo de proporcionar para gestores, professores, educadores e alunos uma grande diversidade de experiências, incorporando o esporte e a educação olímpica em suas rotinas de aprendizagem. A live de lançamento começa às 10h e será transmitida no Youtube da Prefeitura de Petrópolis.

“O esporte é uma importante ferramenta de intervenção para o desenvolvimento de crianças de todas as idades. Estimula a interação, a resolução de problemas, a comunicação, a solidariedade, a reflexão, o respeito e melhora a autoestima. O projeto mostra que a educação olímpica pode ser usada na grade curricular de todas as disciplinas e fortalecer o ensino e a dedicação dos estudantes, além de mostrar possibilidades diferenciadas de técnicas de ensino para os professores”, explica o prefeito interino Hingo Hammes.

O projeto, que tem o apoio do Comitê Olímpico Internacional, com a disponibilização de conteúdo para as formações que serão realizadas com os profissionais da educação, vai estimular que as unidades escolares insiram nos seus currículos de forma oficial a educação olímpica.

“O professor poderá criar métodos e projetos diferenciados dentro da sua área de atuação usando a Educação Olímpica como referência e, para isso, a Secretaria de Educação vai proporcionar bases norteadoras através de apostilas online e livros de atividades”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

A primeira formação do projeto já está marcada: será no dia 7 de abril e terá como foco os fundamentos da educação olímpica. A ideia é que um módulo seja apresentado por mês. O cronograma com horário e demais datas será repassado pela Secretaria de Educação para as escolas e CEIs.

Os objetivos do projeto são: oferecer a educação olímpica por meio de mecanismos que garantam a sua contextualização e construção de currículos; propiciar aos profissionais da Rede Municipal que atuam nos Escolas Municipais de Educação Infantil, Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas escolas de Ensino Fundamental o domínio das bases norteadoras da “Educação Olímpica” de forma ética e compatível com a realidade social; promover a efetiva interdisciplinaridade no desenvolvimento dos temas da Agenda 20+20; possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos e demais profissionais envolvidos, na própria escola ou nas instituições parceiras, permitindo a verificação do desempenho dos alunos, e do projeto como um todo, segundo as competências estabelecidas.

Gapascom - Educação
Programação dos filmes em cartaz