Boa tarde!           Terça 30/11/2021   17:34
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Quase 500 idosos com 85 a 89 anos foram vacinados contra a covid-19 nesta Quarta-feira
Quase 500 idosos com 85 a 89 anos foram vacinados contra a covid-19 nesta Quarta-feira
Cadastramento deve ser feito no site da Prefeitura. No momento do preenchimento do formulário é importante estar atento à data de vacinação

24/02/2021 - 18:42 - O movimento foi grande nos pontos de vacinação no primeiro dia da campanha para a imunização contra Covid-19 entre pessoas com idade entre 85 e 89 anos. Ao todo, 492 idosos receberam a primeira dose da vacina nesta quarta-feira (24). Além dos pontos que funcionam no sistema de drive thru na UCP da Benjamim Constant (Centro), e no Parque Municipal de Itaipava (que atendem também quem chega a pé), a vacina está sendo aplicada em duas Unidades Básicas de Saúde - UBSs do Quitandinha e do Itamarati. Para receber a vacina o idoso precisa fazer um cadastro prévio no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A Secretaria de Saúde estima que 2.600 pessoas nesta faixa etária vivem na cidade. Entre estas pessoas está Ondina Ferreira, que, aos 87 anos, foi uma das primeiras a chegar ao ponto de vacinação do Centro na quarta.

“Estava ansiosa para chegar a minha hora de vacinar. Minha vida mudou muito desde o início da pandemia, não posso sair mais de casa. Essa vacina é um alívio”, afirmou Ondina Ferreira, de 87 anos, que estava acompanhada da filha Eliane Martins. “É uma tranquilidade para nós vaciná-la. Estávamos muito preocupados por causa da idade dela”, disse, emocionada, lembrando que a Covid-19 é uma doença grave.

Maria Tavares Correa, de 86 anos, esteve no posto de vacinação acompanhada pelo sobrinho, Paulo Cesar Correa. “Estou feliz em receber a vacina. Mas sei que, mesmo depois de tomar a segunda dose, será necessário manter todos os cuidados, continuar usando a máscara, lavar bem as mãos. Todo cuidado é pouco”, destacou ela. Paulo Cesar Correa disse que, para a família, o momento representa um alívio. “Estou muito feliz por ver minha tia vacinada. Toda equipe aqui é muito boa. Fomos muito bem recebidos e atendidos, estão de parabéns!”, disse.
Ao todo, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar doses para vacinar 500 idosos por dia, com agendamento de 150 pessoas em cada um dos dois pontos de drive thru (Centro e Itaipava) e 100 idosos em cada uma das UBSs (Quitandinha e Itamarati).

“Percebemos pela demanda para cadastro e pelo movimento no primeiro dia que os idosos estão aderindo bem à chamada para vacinação, o que é muito importante, uma vez que eles são o público mais vulnerável. Temos a previsão de receber mais doses nesta semana. Continuaremos trabalhando para que a cidade receba mais doses para que possamos continuar ampliando as faixas etárias da vacinação”, disse o prefeito interino Hingo Hammes.

Quase 2 mil idosos com 85 a 89 anos já fizeram o cadastro para a vacinação

Até a tarde de ontem, 1.990 pessoas com idade entre 85 e 89 anos já estavam cadastradas junto à Secretaria de Saúde do município para receber a vacina. A Secretaria orienta que, no momento do preenchimento do cadastro, seja observada a data em que a vacina está sendo agendada, para que o idoso compareça ao ponto de vacinação escolhido na data marcada.  

“As pessoas podem ficar tranquilas pois temos vacinas em número suficiente para atender toda população da faixa etária entre 85 e 89 anos.  Por isso, não é necessário que haja uma corrida aos pontos de vacinação. É importante que as pessoas façam o cadastro no site da prefeitura e estejam atentas a data do agendamento e compareçam no dia marcado – explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.  

O morador do Caxambú, Custódio Correa, de 89 anos, aguardava a vacina e se sentiu mais esperançoso após receber a 1ª dose. “A gente que já tem mais idade precisa ter mais cuidado com esta doença. Estava esperando a minha hora de ser vacinado”, contou o idoso, que foi à pé ao ponto de vacinação da UCP.  “São só 10 minutos de caminhada, eu gosto de andar. Agora já ficarei mais tranquilo”, disse.
    
Mais de mil idosos com mais de 90 anos foram vacinados  
 
Na terça-feira (23.02) a Secretaria de Saúde concluiu a etapa de vacinação para idosos com mais de 90 anos. Ao todo, 1003 idosos foram vacinados. A vacinação dos idosos, das faixas etárias mais vulneráveis, trouxe alívio aos vacinados às famílias.

“Ficamos mais tranquilos agora com meu avô vacinado, pois ele gosta muito de sair – contou Márcia Fernandes Soares, neta de Miguel Fernandes, que, aos 90 anos, recebeu a doses da vacina. “Fiquei com medo desta doença. Tive 9 filhos e sempre trabalhei. Eu tenho bastante idade por isso fiquei com medo. Agora, vacinando, me sinto mais tranquilo”, disse.

No momento da vacinação, os idosos devem portar identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação. A vacinação para esta faixa etária (85 a 89 anos) será realizada até o dia 6 de março.

Gapascom - Saúde
Programação dos filmes em cartaz