Boa noite!           Quarta 20/10/2021   22:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Poda Programada de Árvores e Manejo de Capim para Curral Municipal são assuntos de Reunião entre Vereador e COMDEP
Poda Programada de Árvores e Manejo de Capim para Curral Municipal são assuntos de Reunião entre Vereador e COMDEP
25/01/2021 - 18:07 - Na tarde desta segunda-feira (25), o vereador Domingos Protetor se reuniu com o Presidente da COMDEP, Leonardo Fernandes, para apresentar as demandas que seu gabinete vem recebendo em relação à coleta de lixo e entulhos e o cronograma de capina na cidade, atividades tidas como deficientes na última gestão.

Um dos principais assuntos que levou o vereador até a COMDEP foi a questão da capina, para que seja feita de forma coordenada com o curral de apreensões para o manejamento do capim, alimento essencial na dieta dos cavalos. “Por mais que comam ração, feno e farelo, a falta deste insumo ocasiona problemas digestivos para o animal. Hoje, todo capim é jogado fora e vira lixo, portanto, solicitei que haja uma logística para destinar um caminhão de capina a destinar seu conteúdo ao Curral Municipal. O capim, para COMDEP, é lixo. Mas para Cobea e para o curral é um item de extrema necessidade”, comenta Domingos. Como resposta, o Presidente da companhia garantiu que fará uma reunião com o responsável pelo curral, para que seja realizada esta nova logística a partir de agora.

O vereador Domingos Protetor solicitou, também, que seja feito um cronograma anual para a poda correta de árvores, de modo que não aconteça entre os meses de setembro e dezembro, já que este é o período de procriação dos pássaros. “Em 2019, tive que intervir junto à Secretaria de Meio Ambiente e à COMDEP, para impedir a poda arbitrária que estava matando milhares de animais. A intenção agora é protocolar um projeto de lei que proíba a poda no final do ano. Mas, de qualquer forma, já passei a demanda para que se antecipem e não aconteça novamente”, explica. Leonardo Fernandes entendeu a demanda e se comprometeu a reavaliar este cronograma de poda, para que seja realizada de forma correta e consciente.

Ainda nesta reunião, o vereador falou sobre a destinação dos entulhos da cidade. Atualmente, existe uma demanda na Secretaria de Agricultura para que haja uma trituradora de entulhos, equipamento que transforma esse material em pó para ser utilizado no nivelamento de estradas vicinais.

Domingos Protetor apresentou este projeto como uma possível solução para o problema do entulho, que hoje não possui local definido para o devido descarte. “Será um trabalho em conjunto com a COMDEP e que só não é realizado ainda, pois não há equipamento”, finaliza.

Ascom


Programação dos filmes em cartaz