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Bancos reforçam Medidas para Proteção de Clientes e Funcionários garantir o Atendimento ao Consumidor em Manaus
15/01/2021 - 14:27 - A FEBRABAN e seus bancos associados, sensíveis ao recente aumento de casos de Covid-19 em Manaus, reforçam as ações sanitárias e de precaução adotadas desde o início da pandemia, para assegurar a saúde dos seus clientes, funcionários e do público em geral. As medidas permitirão que empresas e pessoas possam continuar recebendo seus recursos, pagando contas, conferindo suas finanças, comprando e tocando os negócios com segurança.

1. Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias do estado, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços. O atendimento pelo celular (mobile banking), pelo computador (internet banking) e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.
2. A partir da próxima segunda-feira, dia 18 janeiro, a rede de agências estará aberta minimamente das 9 às 10 horas para atendimento exclusivo para pessoas do grupo de risco, como aqueles acima de 60 anos e as gestantes. Os demais clientes serão atendidos pelo menos entre 10 e 15 horas.
3. Também a partir da próxima segunda-feira, a entrada de clientes nas agências bancárias deverá ser restrita a casos absolutamente prioritários, evitando aglomerações em ambientes fechados. Os funcionários das agências farão uma triagem do atendimento.
4. Para as situações absolutamente excepcionais, em que a presença nas agências se mostrar indispensável, os bancos estão reforçando as medidas de higienização das instalações, inclusive agências e caixas eletrônicos.
5. Os bancos vão assegurar aos funcionários toda a proteção disponível, como uso de máscaras, álcool gel e os demais equipamento de proteção individual. Serão ainda ministrados constantemente testes de detecção do vírus e observados os protocolos sanitários. Em casos de contaminação confirmada, as agências passarão por um novo processo de higienização.
6. Além disso, todas as reuniões presenciais com clientes, agendamentos de visitas externas ou quaisquer contatos fora das agências também estarão temporariamente suspensos.
7. Durante este final de semana a rede bancária reforçará a sinalização das agências, indicando a necessidade de afastamento social, higienização e uso de máscaras.
8. Para evitar aglomerações de pessoas, a FEBRABAN também reforçou orientação para organização de filas no autoatendimento e nas áreas externas das agências. Elas incluem checagem das marcações feita nas calçadas com no mínimo 1,5 metro de distância entre as pessoas e ações coordenadas com as forças de segurança locais para cumprimento das medidas de conscientização e redução das aglomerações.

A FEBRABAN ressalta a importância da utilização dos canais digitais para atendimento dos serviços bancários a fim de evitar a concentração de pessoas nas agências. Essas são ações eficazes de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

A FEBRABAN e seus bancos associados acreditam que, com a colaboração de todos, o país será capaz de enfrentar o avanço do COVID-19 e reduzir seus efeitos negativos sobre a população.

Arthur Chioramital
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