Boa tarde!           Quarta 30/09/2020   13:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Petrópolis mantém Cronograma e segue com Ações de Testagem em Massa da População
Petrópolis mantém Cronograma e segue com Ações de Testagem em Massa da População
Nesta terça-feira, testes aconteceram na feira livre do Centro da cidade e no Terminal Rodoviário de Corrêas. Prefeito Bernardo Rossi acompanhou o trabalho das equipes

11/08/2020 - 18:01 - O prefeito Bernardo Rossi esteve, na manhã desta terça-feira (11/08), vistoriando as ações de testagem rápida contra o novo coronavírus na feira livre do Centro da cidade, na rua Souza Franco e, à tarde, no Terminal Rodoviário de Corrêas. As atividades fazem parte do cronograma divulgado na última semana, relativo à ampliação da testagem em massa da população. Nos dois locais, o trabalho teve início às 09h. As ações de testagem vão permanecer no atendimento aos usuários ao longo de toda a semana.

Dando continuidade ao planejamento da prefeitura, amanhã (12), os testes serão feitos no bairro do Caxambu, no ginásio do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) e no distrito de Pedro do Rio, no pátio da Paróquia São Pedro do Rio. Para realizar o exame, basta se apresentar aos agentes de saúde com o CPF em mãos. Os resultados são entregues em apenas 15 minutos. Nessas ações, o atendimento é feito entre 09h e 16h, de segunda a sábado. Aos domingos, de 09h às 13h. Vale lembrar que para as ações itinerantes não é necessária a realização de cadastro prévio. Todos os pacientes que testarem positivo para a doença serão orientados a buscar atendimento nos pontos de apoio, onde uma equipe médica irá avaliar o quadro clínico de cada um e fazer a indicação adequada para cada caso. A Central de Telemonitoramento da Vigilância Epidemiológica também irá atuar no acompanhamento dos casos que estiverem cumprindo, por determinação médica, o isolamento domiciliar.

“Estamos indo nos locais de maior movimentação para conseguir testar o maior número de pessoas possível. Ficamos felizes porque todas as pessoas estavam de máscara e os feirantes estavam cumprindo as medidas de segurança, mantendo as bancas com o afastamento previsto. Desde o início da pandemia nossa preocupação com os idosos é imensa, e muitos deles não deixaram de frequentar a feira. No terminal também percebemos que todos estão se cuidando. É muito importante que as pessoas procurem nossas ações de testagem para fazer o exame. Nossas equipes de saúde vão continuar atendendo a população em vários locais de Petrópolis, justamente para nos ajudar a monitorar cada caso. Não vamos medir esforços para proteger os petropolitanos dessa pandemia, mas continuamos contando com a colaboração das pessoas em relação às medidas de prevenção, como a higienização das mãos e o isolamento social”, afirmou o prefeito.

Além dos testes realizados nas ruas, e locais de grande movimentação de pessoas, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão disponibilizar, diariamente, cada, 30 vagas aos usuários durante a semana, entre 09h e 16h. Para atender às pessoas que trabalham durante o dia, o Centro de Saúde também vai oferecer mais 100 vagas no terceiro turno, entre 17h e 20h. No próximo sábado, a ação do Drive Thru vai estar em operação no bairro Mosela. Para a realização dos exames (Drive Thru e UBS) existe a necessidade de cadastro prévio no próprio site da prefeitura. Pela Internet, são exigidos dados como nome completo, endereço, telefone de contato e CPF. Os resultados serão divulgados também no site da prefeitura, no mesmo endereço do cadastro, em 4 dias úteis.

Ainda nesta terça-feira, a prefeitura realizou a testagem rápida em 31 agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Os testes foram realizados devido aos servidores fazerem parte da linha de frente no dia a dia da cidade durante a pandemia. 
Programação dos filmes em cartaz