Bom dia!           Sábado 26/09/2020   09:38
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Com Novo Curso Técnico em Automação Industrial, FIRJAN SENAI Petrópolis abre Vagas para Ensino a Distância
Com Novo Curso Técnico em Automação Industrial, FIRJAN SENAI Petrópolis abre Vagas para Ensino a Distância
Ao todo são 60 vagas. Cursos terão formato híbrido com aulas práticas previstas para ocorrer em 2021

11/08/2020 - 13:52 - A Firjan SENAI lança uma série de cursos técnicos no formato híbrido de Educação a Distância (EaD). Em Petrópolis são oferecidas 60 vagas, sendo 40 para o novo curso em Automação Industrial e 20 vagas para o curso em Mecânica. A capacitação contará com aulas on-line, além de momentos de tutoria, material estruturado para estudo, exercícios e simuladores. As aulas práticas ocorrerão nas oficinas e laboratórios da unidade em 2021.

O curso em Automação Industrial atende às demandas da nova era industrial, a chamada Indústria 4.0. Para garantir competitividade que o mercado exige, as empresas passaram a investir pesado em novas tecnologias capazes de aumentar a produção e dar ganho de escala. Esta tendência fez com que o setor de automação assumisse um papel de destaque no cenário econômico e, por consequência, no mercado de trabalho.

O curso é direcionado para quem deseja atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação e, implementar e manter equipamentos e dispositivos. “A automação vem ganhando mais espaço na vida das pessoas. Vemos eletrodomésticos que podem ser acionados por telefone celular ou aparelhos de ar condicionado que ligam com sensores, mas a indústria já conta com essas inovações há anos. A automação é quem permite as fábricas produzirem em grande escala garantindo um ritmo de produção, eficiência, segurança operacional e redução de custos.”, explica o coordenador de Educação Profissional da Firjan SENAI Petrópolis, Danilo Lemos Fagundes.

Neste contexto, os profissionais especializados em automação encontram oportunidades em um mercado de trabalho versátil e abrangente. “Como as indústrias vem se adaptando a um modelo de produção tecnológico, profissionais com este perfil têm sido cada vez mais demandados e eles podem se encaixar em diversos segmentos, como o setor de alimentos, bebidas, energia, têxtil e metalurgia, por exemplo”, completa Fagundes.

Outra opção oferecida é o curso técnico em mecânica, função consolidada dentro das empresas e que mesmo com o passar dos anos segue fundamental para o funcionamento de equipamentos. “O profissional com esses conhecimentos é capaz de planejar e controlar processos relacionados à produção e manutenção de máquinas em indústrias de diversos ramos, por isso, segue sendo requisitado pelas empresas”, confirma o coordenador.

Durante o curso, os alunos terão contato com desenvolvimento de projetos, gestão da manutenção, implementação de processos de produção e automação de máquinas e equipamentos.

Cursos Híbridos

Diferencial entre os cursos EaD disponíveis no mercado, na Firjan SENAI as aulas online são ao vivo e o aluno poderá interagir com professores e tirar dúvidas no exato momento da questão. Outro fator é a aplicação prática dos conteúdos teóricos recebidos.  “Mesmo com o novo formato os alunos vão vivenciar o conteúdo do curso nas oficinas e laboratórios da Firjan SENAI. Lá eles terão a oportunidade de aprender fazendo, colocando a mão na massa” destaca o coordenador.

A metodologia utilizada pela Firjan SENAI certifica que o estudante, ao término o curso, esteja capacitado e com conhecimentos necessários frente às novas exigências do mercado, assim como ciente do contexto da sua atuação profissional que irá desempenhar.

Informações e valores dos cursos podem ser obtidos pelo telefone 0800 0231 231 ou pelo site www.firjansenai.com.br. 
Programação dos filmes em cartaz