Boa tarde!           Terça 07/07/2020   12:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Operação “Faça Sua Parte” orienta Retorno de Restaurantes
Operação “Faça Sua Parte” orienta Retorno de Restaurantes
Ação do poder público ainda fiscalizou o funcionamento de casas lotéricas

26/06/2020 - 20:29 - A operação “Faça Sua Parte” percorreu nesta sexta-feira (26.06) os restaurantes do Centro Histórico e distritos. O objetivo da ação, que contou com a participação das Secretarias Segurança, Serviços e Ordem Pública – SSOP, Meio Ambiente, Procon, Vigilância Sanitária, Desenvolvimento Econômico e Guarda Civil, era verificar e orientar os estabelecimentos ao retorno das atividades, dentro das normas técnicas estabelecidas pela Secretaria de Saúde. A recomendação da Vigilância Sanitária é de que os restaurantes operem com a capacidade de 30% neste momento e priorizem as entregas.

O prefeito Bernardo Rossi ressaltou que ações de fiscalização são fundamentais para permitir a retomada do comércio, sem abrir mão das medidas de proteção à saúde dos petropolitanos. “A prefeitura continua monitorando o andamento das medidas de enfrentamento ao Coronavírus. Atenta, especialmente à questão da ocupação de leitos de UTI. Cada avanço na flexibilização das atividades comerciais é cuidadosamente discutido, tendo como principal objetivo a segurança e saúde dos petropolitanos. É fundamental agora que cada um faça a sua parte, para que a gente não precise recuar”, esclarece.

E para evitar a contaminação nos restaurantes, a fiscalização verificou se os estabelecimentos oferecem álcool em gel para clientes e funcionários, se o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas está sendo respeitado, assim como as demais medidas previstas em decreto. “Hoje, estamos verificando ainda se estão cobrindo a máquina de cartão com plástico filme, se estão oferecendo sabonete para os clientes higienizarem as mãos, se os funcionários estão com máscara, touca”, informa o fiscal de atividades municipais, Henrique Ziehe Andriolo. Já o chefe da fiscalização, Hailton Lima, reforça que nesse momento o foco é conscientizar. “Antes de intimar ou mesmo autuar o estabelecimento, a ação serve para ajudar os responsáveis pelo estabelecimento a entender e aplicar os protocolos”.

Gerente de um restaurante na Rua do Imperador, Rodolfo do Nascimento Costa, explica que o estabelecimento ainda dá preferência pelas entregas. “Nós já começamos a receber clientes. Mas, ainda são poucos. Para garantir a segurança deles e a dos funcionários, distanciamos as mesas e substituímos o modelo de Self Service pelos pratos já montados”, destaca.

Cerca de 30 agentes públicos da Prefeitura percorreram restaurantes do distrito da Posse, Pedro do Rio, de Itaipava, Correas, Quitandinha, Valparaíso, Alto da Serra, Bingen, Cascatinha e do Centro. “Desde o início da pandemia as secretarias de governo têm agido de forma incansável. Fiscalizando, mas também orientando. O objetivo principal é permitir que haja sim nesse momento a retomada do comércio, mas sem que isso provoque o crescimento do número de casos da doença”, pontua a secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública, Karina Bronzo.

Procon fiscaliza Atendimento nas Casas Lotéricas

Paralelamente à fiscalização realizada nos restaurantes, o órgão de defesa do consumidor percorreu as agências lotéricas no centro e também nos bairros. A ação visou identificar se os estabelecimentos controlam a formação de filas, respeitando o distanciamento entre os consumidores. “Esse controle no atendimento deve acontecer dentro ou ainda fora das agências, caso as filas se prolonguem para a calçada”, ressalta a coordenadora do Procon municipal, Raquel Motta.
Programação dos filmes em cartaz