Boa noite!           Terça 07/12/2021   03:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Secretaria de Saúde mantém atenção total aos Casos Suspeitos de Coronavírus na Cidade
Secretaria de Saúde mantém atenção total aos Casos Suspeitos de Coronavírus na Cidade
Petrópolis não possui nenhum caso confirmado da doença. Quatro pacientes se encontram em observação aguardando resultado dos exames

12/03/2020 - 17:39 - A Secretaria de Saúde tem acompanhado de perto todos os casos suspeitos de contaminação por coronavírus na cidade. Até o momento, unidades de saúde, públicas e privadas, já registraram oito casos em Petrópolis. Quatro deles são referentes ao mês de fevereiro. Destes todos já obtiveram resultados negativos pelos laboratórios do Estado. Em março, mais quatro casos ainda aguardam confirmação. Um casal que realizou uma viagem ao Egito, com escala nos Estados Unidos no regresso ao Brasil, permanece internado no Hospital Santa Teresa (HST). Nesta terça-feira (11/03), uma mulher de 57 anos que retornou de Portugal e fez escala em Madrid deu entrada na UPA Centro com quadro suspeito. Ela foi prontamente atendida e liberada para isolamento domiciliar. Também nesta terça-feira (11/03) um homem de 68 anos recém chegado de Orlando, nos Estados Unidos, deu entrada no HST, atendido e aguarda, em casa, o resultado dos exames.

Mesmo sem a obrigatoriedade por parte do Ministério da Saúde em relação a um plano de contingência, a Secretaria de Saúde já montou o documento. O plano prevê as ações a serem tomadas, desde medidas de orientação para a prevenção, até o atendimento. Por determinação do prefeito Bernardo Rossi, ainda nas próximas semanas, entram em funcionamento unidades centralizadas de atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus. Serão pontos de apoio de 40 metros quadrados montados no estacionamento do Centro de Especialidades Maria Célia Machado, que fica ao lado da UPA Centro, e funcionará durante 24 horas com equipe especializada contendo um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um socorrista com ambulância. O protocolo do Ministério da Saúde aponta que são considerados casos suspeitos de coronavírus os pacientes que apresentem febre, tosse, dores no corpo, secreção nasal e histórico de viagem aos países onde já foram registrados casos de transmissão da doença entre pessoas.

“Essa é uma preocupação nossa em caso de termos pacientes suspeitos de coronavírus em Petrópolis para que não fiquem no mesmo ambiente das demais pessoas que buscam as unidades de urgências para outras enfermidades. Por isso vamos montar esta unidade, a exemplo do que fizemos em 2018, quando tivemos os casos de conjuntivite. Estamos atuando preventivamente com o objetivo de conter o vírus caso venha a surgir casos em nosso município”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

De acordo com a secretária de Saúde Fabíola Heck, o plano conta, também, com todo o esquema que será aplicado para monitoramento dos casos suspeitos que poderão ser cuidados em casa, da internação e isolamento de pacientes em casos mais graves, atuação das unidades e equipes de saúde em caso de surto do coronavírus, entre outros procedimentos que poderão ser colocados em prática de acordo com as necessidades apresentadas.

“O plano faz uma escala de situação que pode surgir apresentando resposta a cada uma delas”, ressaltou a secretária. O telefone 192 do SAMU poderá ser acessado para dúvidas de pacientes com suspeita da doença”, completa.
Programação dos filmes em cartaz