Boa noite!           Quinta 02/12/2021   04:26
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Município amplia Pontos de Vacinação para o Dia D contra o Sarampo
Município amplia Pontos de Vacinação para o Dia D contra o Sarampo
29/01/2020 - 17:33 - Neste sábado (01.02), Dia D contra o sarampo, 21 unidades de saúde do município estarão abertas para participar da campanha contra o sarampo, das 8h às 16h. O público alvo é a população com idades entre seis meses de vida até 59 anos, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde. O município tem em estoque 13.620 doses de vacinas que imunizam contra a doença. A orientação é para que as pessoas compareçam nos postos munidos da carteira de vacinação.

Para ampliar a imunização no Dia D contra o sarampo, a Secretaria de Saúde está ampliando o número de pontos de vacinação. Além das 15 salas que fazem a rotina de vacinas no município, mais seis unidades de saúde estarão abertas neste dia D, das 8h às 16h.

Estão sendo ofertadas a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de seis meses até os 29 anos e a dupla viral (sarampo e rubéola) para adultos com idades entre 30 a 59 anos.

Hoje (29.01), 45 funcionários da saúde participaram de um treinamento para a campanha para orientações de indicações e contra indicações e sobre os riscos da não imunização.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

A vacina já faz parte do calendário de rotina e a primeira dose é feita em crianças com 12 meses, com reforço aos 15 meses. Como estas duas doses, o indivíduo fica imunizado por toda a vida. Devido à nova ocorrência de casos de sarampo no país, todas as crianças devem receber este reforço já ao completarem seis meses de vida.

Para quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinas ou não se lembra, deverá tomar duas doses da vacina (seis meses até 29 anos) ou uma dose (no caso de pessoas a partir de 30 anos aos 59 anos de idade.

A secretária de Saúde, Fabíola Heck ressalta a importância das pessoas se imunizarem. “Os adultos que não tenham as cadernetas e que não tem certeza se tomaram ou não a vacina contra o sarampo, devem se vacinar”, ressaltou Fabíola Heck.

Segue a Lista de Unidades de Saúde que estarão abertas neste Sábado:

Centro de Saúde Coletiva
UBS Morin
PSF Alto da Serra
PSF Meio da Serra
PSF São Sebastião
UBS Alto Independência
UBS Quitandinha
PSF Amazonas
UBS Retiro
PSF Carangola
UBS Mosela
Ambulatório Escola do Cascatinha
UBS Itamarati
Hospital Alcides Carneiro
UBS Araras
PSF Vale das Videiras
UBS Itaipava
UBS Pedro do Rio
PSF Vila Rica
PSF Secretário
PSF Posse
Programação dos filmes em cartaz