Bom dia!           Sbado 20/04/2024   08:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Metade da População Fluminense se planejou Financeiramente para as Despesas do Início do Ano, revela Pesquisa
Metade da População Fluminense se planejou Financeiramente para as Despesas do Início do Ano, revela Pesquisa
Despesas com impostos anuais, como IPVA e IPTU são as que mais geram impacto financeiro para as famílias

07/01/2020 - 11:31 - Os gastos do início do ano com IPVA, IPTU e despesas escolares (matrícula e material) representam um grande impacto financeiro para as famílias. Levantamento do Instituto Fecomércio RJ – IFec RJ mostrou que 51,8% dos fluminenses realizaram algum planejamento financeiro ao longo de 2019 para pagar as despesas iniciais de 2020.

Segundo o diretor do IFec RJ, João Gomes, a pesquisa mostrou um amadurecimento da população com os gastos futuros. “É positivo observar que pouco mais da metade dos entrevistados se planejaram, ao longo de 2019, para honrar os tradicionais gastos de início do ano. O planejamento financeiro é importante a fim de evitar empréstimos ou parcelamentos que vão encolher o rendimento mensal ao longo dos próximos meses”, destaca o diretor do Instituto Fecomércio RJ.    

Entre os fluminenses que pagam IPTU (59,4%), mais da metade (53,9%) vão pagar de forma parcelada, mesmo com os descontos oferecidos pelo governo para pagamento antecipado. Já dos 42,4% que pagam IPVA, 50,5% vão pagar à vista, aproveitando a redução de 3% no valor.

No caso das despesas de menor valor, o estudo mostrou que dos 35,2% que têm gastos com matrícula escolar, 72,2% efetuarão o pagamento à vista. Já dos 49,6% que têm gastos com material escolar, 46,4% vão optar pelo pagamento à vista, enquanto 53,6% optarão pelo parcelamento.

Sobre a Fecomércio RJ

A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. A Federação reúne em torno de 342 mil empresas, que correspondem por quase 2/3 da atividade econômica do estado do Rio de Janeiro, isso representa 71% dos estabelecimentos fluminenses, gerando 1,8 milhões de empregos formais, nada menos que 64% das vagas com carteira assinada. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).
Programação dos filmes em cartaz