Boa noite!           Quinta 18/04/2024   19:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Sargento Boening e São Sebastião recebem Equipes da Defesa Civil em Ação do Plano Verão 2020
Sargento Boening e São Sebastião recebem Equipes da Defesa Civil em Ação do Plano Verão 2020
Mais de 300 Cartilhas de Prevenção aos Desastres Naturais foram Entregues

03/12/2019 - 16:07 - Mais dois pontos de apoio foram visitados pelas equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Neste terça-feira (03.12) os agentes estiveram na E.M. Ana Mohammad, no Sargento Boening, e na E.M. Papa João Paulo II no São Sebastião. Além de verificarem as condições de cada local – que servem de abrigo em casos de fortes chuvas – também foram entregues mais de 300 cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural para moradores e comerciantes, somando os dois bairros.

O calendário de operações nos bairros da Defesa Civil integra as ações do Plano Verão 2020 e tem a finalidade de reforçar a importância do Sistema de Alerta e Alarme para a população, além de preparar os pontos de apoio para estarem abertos na estação mais crítica do ano. “Os pontos de apoio precisam estar abertos no momento em que a sirene é acionada. Esse trabalho tem essa finalidade”, ressaltou o secretário da pasta, coronel Paulo Renato.

Pela manhã, no Sargento Boening, os agentes verificaram as condições da placa do ponto de apoio e fixaram cartazes do programa SOS Chuvas na escola e no comércio próximo. Na sequência, houve a distribuição das cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural. “É bastante simples o material, com dicas sobre o descarte do lixo e instalação de calhas, mas são dicas que podem ajudar a comunidade”, disse José dos Santos Oliveira, dono de uma loja no bairro.

O mesmo trabalho foi realizado à tarde, no ponto de apoio do São Sebastião. O objetivo principal dessa ação é conscientizar a população sobre a importância das sirenes. Os moradores precisam acreditar que as sirenes salvam vidas. Já abrigamos mais de 200 moradores em uma chuva forte que aconteceu em 2013. Precisamos sempre estar atentos no verão”, explicou o diretor da E.M. Papa João Paulo II, Paulo Almeida.

Petrópolis conta com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. São 15 pontos de apoio, que são locais seguros para os moradores permanecerem caso os índices de chuva estejam alarmantes. O trabalho será realizado em todos estes locais.
“A organização dos pontos de apoio é parte fundamental do Plano Verão 2020 e permite que a população permaneça em um local seguro durante a chuva forte até que se retorne à normalidade. Desde o início da nossa gestão, trabalhamos com a prevenção de desastres de origem natural de forma organizada, através dos nossos planos de contingência”, reforça o prefeito Bernardo Rossi.

O calendário da Defesa Civil começou no dia 26 de novembro no bairro

Independência e segue até 18 de dezembro. A próxima ação acontece na quinta (5), às 10h, na E.M. Rosalina Nicolay, no Siméria. No mesmo dia, às 14h, o trabalho será realizado na E.M. Augusto Meschick, na 24 de Maio. “É importante que os moradores de áreas de risco do município procurem um local seguro sempre que começar a chover forte, antes mesmo de a sirene tocar. Os alertas das sirenes são o último”, completa o coronel Paulo Renato
Programação dos filmes em cartaz